Traficante mais procurado de Minas Gerais é preso no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação PCMG

Um homem de 35 anos, apontado como o traficante mais procurado de Minas Gerais, foi preso na manhã desta quinta-feira (19) em uma operação no Rio de Janeiro. A ação desta quinta, que teve apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, resultou também na apreensão de uma arma de fogo, munições, celulares, documentos falsos e um veículo clonado.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, o alvo foi condenado a 134 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, a partir de investigações feitas na operação Saxa-Montis. Essa ação, de julho de 2021, resultou na condenação de pelo menos 30 pessoas.

Segundo a denúncia do MPMG, à época, entre janeiro e junho de 2021, os condenados se associaram  para praticar o crime de tráfico de drogas, com divisão de tarefas e de forma hierarquizada, atuando, especialmente, nos aglomerados Morro das Pedras, Ventosa e Pedreira Prado Lopes, Santa Maria, e bairros Céu Azul, São Gabriel, Jardim Vitória e Goiânia, bem como na região metropolitana de Belo Horizonte, incuindo a cidade de Vespasiano, e nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Desse grupo, 11 associaram-se para financiar o tráfico, articulando a movimentação e entrega de vultosa quantidade de dinheiro e veículos como acerto de contas das cargas de drogas.

As investigações, acompanhadas pela 13ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, deixaram evidente que eles agiam de forma estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas para cometimento de crimes de tráfico de drogas em larga escala, além de outros crimes que gravitam em torno do tráfico tais como lavagem e ocultação de bens e valores, além do financiamento para aquisição, transporte e distribuição de drogas em grande quantidade. Durante sete meses de investigação, foram realizadas seis apreensões de carregamento de pasta base de cocaína, num total de mais de 1.250 quilos e que seriam distribuídas nos locais mencionados acima.

A denúncia apontava, ainda, que a droga abastecia “várias bocas de fumo de Belo Horizonte e Vespasiano” e também era transportada em grande quantidade para o Estado do Rio de Janeiro. As investigações também levaram a um acusado que residia no interior de São Paulo, apontado como integrante do PCC, o qual providenciava o fornecimento dos entorpecentes e recebia veículos e dinheiro como pagamento.

Procurada, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o suspeito ainda não deu entrada em nenhuma unidade prisional administrada pelo Depen-MG.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA