Fábrica da Heineken: Copam aprova instalação em Passos (MG)

Empresa recebeu aval do Copam para instalar planta industrial

Em reunião nesta quinta-feira (26), conselheiros do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) aprovaram, por sete votos a um, a instalação da fábrica da cervejaria Heineken em Passos, no sul de Minas.

A planta foi aprovada por sete votos favoráveis e apenas um contrário. Foram a favor os representantes da Fiemg (Monike Sant Anna Pinto de Arruda), Seinfra (Andrea Greiner da Cunha Salles), Sede (Marcello Oliveira de Araújo), SEF (Nilson Moreira), Codemig (Paulo Eugênio de Oliveira), OAB (Rafael Lopes Nappo) e Siamig (Jadir Silva Oliveira). O único voto contrário foi da representante da UNA, Fernanda Raggi Grossi Silva. Estavam ausentes os conselheiros que representam a Segov, o CREA, Mover e Appa.

Saída de Pedro Leopoldo

A fábrica seria instalada em Pedro Leopoldo, na Grande BH, mas uma disputa jurídica fez a cervejaria desistir do negócio, já que o local escolhido para a indústria ficava em um sítio arqueológico. Assim, em abril de 2022, a Heineken anunciou o acordo com a cidade de Passos.

Segundo a empresa, a operação deve gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos e tem previsão de inauguração a partir de 2025. Devem ser produzidas no local as marcas puro malte como Heineken e Amstel.

Na época, o presidente do grupo, Mauricio Giamellaro, afirmou que recebeu contatos de 200 municípios mineiros interessados no negócio. “A unidade de Passos representa a nossa 15ª cervejaria no Brasil e será uma referência de boas práticas. Foi com essa premissa que decidimos deixar a cidade de Pedro Leopoldo e é com ela que seguiremos adiante em Passos”.

Esta será a primeira fábrica da Heineken em Minas. A empresa garante que será abastecida com 100% de energia de fontes renováveis, com meta para neutralizar emissões de carbono. Também está prevista a instalação de sistema de abastecimento para ampliar a captação de água existente – o que a Heineken considera como “legado para a comunidade”.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA