O papa Francisco é internado em hospital de Roma por problemas respiratórios

(Vincenzo Pinto/AFP)

O papa Francisco foi internado nesta quarta-feira, 29, no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, segundo informações do jornal italiano Il Corriere della Sera. O Vaticano afirmou que a internação estava relacionada a exames agendados, sugerindo uma visita médica de rotina para o problema de cólon com o qual Francisco sofre há dois anos.

No entanto, o Il Corriere della Sera informou que fontes do Hospital Gemelli indicaram que o Papa chegou de ambulância e que teve problemas cardíacos e respiratórios. O pontífice de 86 anos deve permanecer internado pelo menos durante esta noite no décimo andar do hospital, onde há uma máquina de gasometria arterial.

Apesar da Santa Sé ter alegado que a visita ao hospital estava programada, acrescentou depois que toda a agenda de Francisco para quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, foi cancelada para exames médicos. O pontífice também adiou uma entrevista marcada para a tarde desta quarta-feira a um programa de televisão italiano, que seria feita em uma prisão de Roma.

A contradição sugere que a internação não estava prevista. Segundo o Il Corriere della Sera, funcionários do hospital também indicaram que o Papa tem uma possível infecção respiratória leve. O Vaticano ainda não confirmou nem negou essas informações.

Francisco foi operado no próprio Hospital Gemelli por uma estenose diverticular no cólon em julho de 2021, em uma intervenção cirúrgica também previamente agendada. Na ocasião, ele permaneceu internado por 11 dias.

O momento da internação não é o mais oportuno, já que estamos às portas do Domingo de Ramos e da Semana Santa, cujas cerimônias são costumeiramente comandadas pelo próprio líder da Igreja Católica. A expectativa é que novas informações sobre o estado de saúde do papa Francisco sejam divulgadas nos próximos dias.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA