Pesquisa Genial/Quaest: 49% acreditam que o ‘Brasil está na direção errada’

(foto: Ricardo Stuckert / PR)

A quinta rodada da Pesquisa Genial/Quaest sobre avaliação, aprovação e economia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgada nesta quarta-feira (25/10). O levantamento aponta que 49% dos entrevistados acreditam que o “Brasil está indo na direção errada”, contra 43% que acreditam que está na direção certa.

Anteriormente, 41% acreditavam que estava indo na direção errada, e 46% na direção correta.

Já a avaliação do governo é positiva para 38% das pessoas. Os que julgam que os dez primeiros meses são “regular” é 29%, mesma porcentagem dos que avaliam negativamente.
Na segmentação por região, Lula é bem avaliado no Sudeste, Sul e Nordeste, apesar de no Nordeste ter registrado queda de 8 pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita em agosto deste ano, chegando a 48%, enquanto os que avaliam como regular são 29% e 21% como ruim.
Já a maioria dos entrevistados do Norte e Centro-Oeste avaliam o governo federal como negativo, 34%, mas os que avaliam positivamente são 33%.

Entre os que têm renda familiar de mais de cinco salários mínimos, o governo é visto como negativo por 43% dos entrevistados. Os que possuem dois e cinco salários mínimosa apontam como positivo por 34%.

Notícias positivas e negativas do governo

O levantamento perguntou aos entrevistados quais notícias positivas e negativas eles mais ouviram sobre o governo federal.
Bolsa Família de 600 com acréscimo de 150 para cada criança, posicionamento no conflito entre Israel e Hamas e a redução da inflação foram os mais citados como positivo por 9%, 7% e 3%, respectivamente.
Já o posicionamento no confronto entre israelenses e palestinos, corrupção e viajar demais foram apontados por 6%, 5% e 4%, respectivamente, como negativos.
A pesquisa, que tem 95% de confiança, ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios entre 19 a 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA