Pneumonia misteriosa em crianças na china desperta preocupação com possível epidemia

WU HONG / EFE-EPA – 14.4.2020

Um alerta preocupante surgiu na China, à medida que relatos de um surto de pneumonia misteriosa afetam hospitais infantis em várias cidades, inclusive em Pequim, a capital do país. O ProMed, responsável pelo monitoramento de doenças emergentes, divulgou um relatório sobre a situação, ressaltando a preocupação com a possibilidade de uma nova epidemia.

O relatório indica a presença disseminada de uma doença respiratória não identificada em diferentes regiões chinesas, a uma distância considerável de cerca de 800 km entre Pequim e Liaoning. O início exato do surto não está claro, mas é notável o rápido impacto entre crianças, sem relatos significativos de adultos afetados, o que sugere uma possível exposição nas escolas.

Segundo relatos da FTV News, um morador de Pequim descreveu a situação nos hospitais infantis: “Muitos estão hospitalizados. Eles não apresentam sintomas além de febre alta e nódulos pulmonares.” Outro residente mencionou a proibição de relatar casos às escolas, com internações imediatas se crianças apresentarem qualquer sinal, como febre, resfriado ou tosse.

A inquietação se estende ao hospital infantil de Dalian, onde dezenas de crianças estão recebendo tratamento intravenoso, causando longas filas de espera e preocupação entre os funcionários locais. Escolas em áreas afetadas já cancelaram aulas, enquanto outras consideram adotar a mesma medida temporariamente.

Até o momento, autoridades de saúde nacionais na China não emitiram posicionamentos oficiais sobre o surto, deixando muitas questões em aberto sobre a origem e extensão dessa doença respiratória, intensificando a preocupação pública e a necessidade urgente de respostas e medidas preventivas.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA