Morre aos 87 anos Abilio Diniz, um dos empresários mais influentes do Brasil

Foto: Reprodução

Morreu neste domingo (18), aos 87 anos, Abilio Diniz, um dos empresários brasileiros mais influentes das últimas décadas, reconhecido pela liderança à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e por participações em grandes empresas do varejo como Carrefour Brasil, Casas Bahia, Ponto Frio, Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) e também na BRF. 

O empresário paulista, estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma pneumonia.

Ele era torcedor fervoroso do São Paulo Futebol Clube, praticava esportes e estava à frente de um programa de entrevistas na CNN Brasil, além de dar aulas na FGV-SP.

Abilio nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936, era casado e deixou seis filhos. Quatro dos seus herdeiros são do primeiro casamento, em 1960, com Maria Auriluce Falleiros: Ana Maria, João Paulo, Adriana e Pedro Paulo. Do segundo casamento, com a economista Geyze Marchesi, nasceram Rafaela e Miguel.

Em 2023, Abilio virou presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF, e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. E também era sócio majoritário das Casas Bahia, por meio da controladora Globex S/A.

O empresário deixou o Pão de Açúcar com quase 80 anos, mas, em vez de se aposentar e curtir a vida, o pai de seis filhos comprou uma parcela relevante no Carrefour – tanto na filial brasileira, quanto no global – e embarcou no desafio de tocar a BRF, empresa na qual possui quase R$ 2 bilhões investidos.

Na televisão

Em 15 de março de 2022, a CNN Brasil anunciou a contratação de Abilio para comandar o programa de entrevistas Olhares Brasileiros, do segmento CNN Brasil Soft a partir de maio.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA