Guardas municipais de Sete Lagoas salvam bebê de 1 ano e 4 meses que estava engasgado

GCM Débora visitou o pequeno Heitor e a mãe Brenda acompanhada do GCM Rodrigo e da GCM Mendes

Literalmente, na hora certa e no local certo. Assim pode ser definida a ocorrência de salvamento de um bebê de 1 ano e 4 meses realizado por guardas municipais na madrugada da última segunda-feira, 8 de abril. A ação começou na avenida Norte Sul durante um patrulhamento de rotina, na região do bairro Orozimbo Macedo. Em uma situação de extremo desespero, pai e mãe do pequeno Heitor procuravam socorro para um caso de engasgamento grave quando encontram a viatura. Na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, uma visita emocionante marcou mais um capítulo desta bela história.

Uma equipe da Guarda Municipal foi visitar a família do Heitor no bairro Iraque. Todos foram recebidos por Brenda Natyely de Oliveira Silva, mãe da criança, em clima de emoção e agradecimento. Ela lembrou detalhas do fato que viveu ao lado do marido Valdeir Santana Ferreira Novais às 4h40 da madrugada. “Muito gripado, com dificuldade de respiração e febre o Heitor foi medicado, em casa, por volta 1h30. Quando já eram 4h20, percebemos a situação crítica. Ele tremia e estava com os olhos arregalados. O Heitor foi ‘sumindo’, meu marido tentou reanimá-lo e não obteve sucesso. Saímos desesperados à procura de socorro”, detalhou.

No momento da reação imediata, o casal trafegava em alta velocidade pela avenida Norte Sul quando avistou a viatura da GCM com o giroflex ativado. “Quando avistei as luzes pedi para o meu marido piscar farol, buzinar, fazer de tudo para chamar a atenção. Tinha certeza da preparação dos guardas em primeiros socorros e, por isso, algum atendimento emergencial teriam capacidade de fazer”, comentou Brenda Natyely. Toda a ação foi coordenada pelos agentes Débora Ferrari Costa e Anderson Gonçalves Lupp.

A Guarda Municipal passa por treinamentos contínuos para garantir a segurança do cidadão. Porém, a corporação está muito bem preparada para prestar um atendimento humanizado em todos os níveis. “Quando peguei o Heitor nos braços já verificamos os sinais vitais. Em seguida, iniciamos o procedimento para evitar o agravamento do caso. Isso foi importante para estabilizar. A equipe do PA do Belo Vale foi informada de tudo por nossa central e ficou em alerta para receber o bebê com todos os cuidados. Nosso deslocamento foi muito rápido e, com o amparo medico, deu tudo certo”, explicou a GCM Débora.

A união de esforços evitou um desfecho trágico. A atuação rápida e conjunta da equipe responsável por ações de segurança e de outra pronta para atender casos emergências de saúde transformou o dia 8 de abril em uma data inesquecível para a família do Heitor. “Agradeço a Deus e aos guardas Débora e Anderson. Se eu e meu marido estivéssemos sozinhos o fim desta história poderia ser bem diferente. Eles salvaram a vida do meu filho”, declarou Brenda Natyely.

O GCM Débora revelou que a ocorrência foi na última ronda naquela região antes da rota prevista para o bairro Cidade de Deus. O encontro, naquele momento, foi considerado por todos os envolvidos como algo divino e, por isso, foi difícil segurar a emoção no reencontro. “A satisfação é enorme, uma alegria pessoal. Temos muito orgulho de prestar ao cidadão um trabalho eficiente atendendo com muito honra os princípios de minha instituição”, comentou a GCM Débora com lágrimas nos olhos.

O Comandante da Guarda Civil, Sérgio Andrade, elogiou a atuação da equipe, ressaltando a importância do treinamento constante para situações de emergência. “A pronta resposta e a habilidade dos nossos guardas salvaram uma vida hoje. Estamos orgulhosos do profissionalismo demonstrado pela equipe“, afirmou.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA