O incêndio na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, que começou na tarde de sexta-feira (19), continua neste sábado (20). Tecle Mídia esteve no local e registrou imagens aéreas exclusivas que mostram a extensão da destruição provocada pelas chamas.
Conforme o Primeiro Tenente Araújo, da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, o incêndio começou por volta das 15h30 de sexta-feira, na zona de amortecimento da Unidade de Conservação. O foco inicial se originou às margens da rodovia BR-040, próximo ao posto Três Poderes, e se alastrou em direção à Serra da Serpente. Apesar dos esforços, o fogo avançou durante a madrugada.
Desde as primeiras horas da manhã de hoje, equipes dos bombeiros militares e brigadistas da Gruta Rei do Mato têm trabalhado incessantemente para conter os focos remanescentes. “Na data de ontem, iniciou-se um foco de incêndio que foi contido no aceiro e não adentrou a área da unidade de conservação propriamente dita. Pela madrugada, o incêndio avançou dentro da área de amortecimento, porém pela manhã, por volta das 6h, iniciou-se novo combate, onde o foco principal foi extinto por volta das 9h30 da manhã. No momento, resta apenas um foco secundário na zona de amortecimento, bem mais distante do perímetro da unidade de conservação”, relatou o tenente Araújo.
As causas do incêndio ainda não foram determinadas. A polícia civil será acionada para investigar a origem das chamas. No combate ao incêndio, mais de dez bombeiros militares participaram da ação, e, no momento, sete bombeiros e oito brigadistas continuam no local, com o suporte de três funcionários administrativos e um voluntário. As equipes estão equipadas com caminhonetes do Corpo de Bombeiros e do IEF, ambas com kits de combate a incêndio e ferramentas necessárias.
A situação está sendo controlada, e as equipes trabalham para extinguir o último foco de incêndio. O Tecle Mídia continuará acompanhando a situação e fornecerá mais atualizações e imagens ao longo do dia.
Para mais atualizações sobre este caso e outras notícias, siga o Tecle Mídia no Instagram (clicando aqui) e no Canal do WhatsApp (clicando aqui).