Brasil registra primeiro foco de gripe aviária em granja comercial e governo detalha riscos

Compartilhe:
Bando de imagens | Pixabay

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial no Brasil. O caso foi registrado em um matrizeiro localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Embora o vírus já tenha sido detectado anteriormente em países da Ásia, África e norte da Europa, esta é a primeira vez que atinge diretamente o sistema de avicultura comercial brasileiro, acendendo um sinal de alerta para o setor.

Apesar do impacto para a produção, o Mapa reforça que não há risco no consumo de carne de aves e ovos, uma vez que o vírus não é transmitido por meio da ingestão desses alimentos. Segundo a pasta, o risco de infecção humana é considerado baixo e se restringe, principalmente, a pessoas com contato direto e frequente com aves infectadas, vivas ou mortas — como trabalhadores de granjas ou tratadores.

As medidas previstas no Plano Nacional de Contingência já foram acionadas. Entre elas estão ações de contenção, rastreamento, desinfecção e controle sanitário, com o objetivo de erradicar o foco e garantir a integridade da cadeia produtiva avícola nacional.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e o governo tem trabalhado para preservar a confiança dos mercados internacionais. A vigilância será intensificada em todo o país para evitar a disseminação da doença.

Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.

Compartilhe:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA