
Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais resultou na prisão de um homem de 20 anos e no avanço das investigações contra uma rede criminosa envolvida com contrabando e tráfico de drogas em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. A ação foi realizada nesta terça-feira (17).
Durante a operação, os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, apontado como um dos principais alvos do grupo investigado. Ele também foi autuado em flagrante em razão dos materiais de origem ilícita encontrados com ele.
As investigações indicam que a organização criminosa atuava em diferentes frentes, incluindo contrabando, descaminho, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Segundo apurado, a rota dos produtos ilegais começava no Paraguai, passava por Foz do Iguaçu e pelo estado de São Paulo, até chegar a Minas Gerais, com atuação em Divinópolis.
Durante a ação, foram apreendidos celulares, cadernos com anotações financeiras, um passaporte, além de vinhos e perfumes de origem irregular. Os materiais devem contribuir para o aprofundamento das investigações.
A prisão é resultado de desdobramentos de uma operação anterior realizada no início do mês, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão, recolhidos dispositivos eletrônicos e colhidos depoimentos que ajudaram a identificar a estrutura do grupo criminoso.
As investigações começaram ainda em 2025, a partir de ações voltadas ao combate ao tráfico internacional de drogas, especialmente haxixe enviado por meio de transportadoras. Na ocasião, o suspeito chegou a resistir à abordagem policial, dando início a uma perseguição no centro da cidade.
Com o avanço das apurações, a Polícia Civil conseguiu identificar a atuação de uma rede estruturada de comércio ilegal, o que levou à prisão preventiva do investigado.
Após os procedimentos, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.























