O Ibope divulgou nesta terça-feira (2) mais uma pesquisa com as intenções de voto para as duas vagas em jogo do Senado em Minas Gerais. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) continua caminhada tranquila para ocupar uma delas, agora com 29% das intenções de voto.
No entanto, a briga pelo segundo posto segue indefinida e promete ser voto a voto no próximo dia 7 de outubro. Pelo menos três candidatos aparecem praticamente empatados no momento. Carlos Viana (PHS) aparece com 17%; Rodrigo Pacheco (DEM) soma 15%; enquanto Dinis Pinheiro (SD) aparece neste levantamento com 14%.
Abrindo o segundo pelotão está Fábio Cherem (PDT) com 10%. Rodrigo Paiva (Novo) tem 7%; Coronel Lacerda (PPL) e Miguel Correa tem 5%; Bispo Damasceno (PPL) e Professor Túlio Lopes (PCB) tem 4%; Ana Paula Alves (PCO) tem 3%; Vanessa Portugal (PSTU), Duda Salabert (PSOL) e Kaká Menezes (Rede) tem 2%, enquanto Edson André dos Reis (Avante) tem 1%.
Votos brancos ou nulos para a primeira vaga somam 19%, enquanto que para a segunda ele sobe para 26%. Não sabem ou não responderam somam 34%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e foi o quarto levantamento do Ibope realizado depois do início da propaganda eleitoral de rádio e TV.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e foram ouvidos 2.002 eleitores de 115 municípios do estado, com 16 anos ou mais. A pesquisa foi feita entre os dias 19 de semtebro e 1º de outubro, e os registros são: TRE: MG-00237/2018 e TSE: BR-06565/2018.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.