Estacionamento rotativo volta com tecnologia digital e aplicativo de celular, em Sete Lagoas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foi apresentado na última segunda-feira na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) o novo modelo que será implantado em Sete Lagoas para o estacionamento rotativo, mais conhecido como Faixa Azul. A empresa GCT (Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A), vencedora da licitação, anuncia que a partir do dia 21 de novembro os antigos talões serão substituídos por tecnologia digital e aplicativo de celular. A apresentação foi feita a comerciantes, empresários, imprensa local e demais presentes.

O secretário Coronel Silvio Augusto de Carvalho, da SELTRANS, afirma que o objetivo é agregar tecnologia ao estacionamento rotativo. “Há veículos que ocupam uma vaga o dia inteiro. Não há rotatividade, é ruim para os usuários que não encontram vagas, com reflexos negativos sobre a fluidez do trânsito e para o próprio comércio”, considera. O valor continua o mesmo: R$ 1,50 a hora.

faixa-azul
Modelo da placa do Faixa Azul

O representante da GCT – que vai gerir o sistema – Atílio Riccio Filho, explica que os créditos poderão ser adquiridos pelo celular, através de um APP que será disponibilizado. Mas quem preferir também poderá adquirir em postos de vendas, que estão sendo cadastrados. Nas placas do estacionamento rotativo serão instaladas placas complementares, com os nomes e endereços de dois postos de venda mais próximos para facilitar a compra de créditos virtuais e o registro de estacionamento pelos usuários.

“Está sendo implantado um serviço de alta tecnologia, sempre visando a rotatividade nas vagas e o conforto do usuário no uso do sistema rotativo. Será realizada uma campanha educativa sobre o funcionamento do novo modelo. A intenção não é autuar, mas educar o usuário. Os tickets  virtuais serão vendidos em frações de 30 minutos por R$ 0,75. A permanência máxima permitida em um mesmo trecho de via (quadra/quarteirão) é de duas horas, com até quatro tickets virtuais de 30 minutos cada”, anuncia Atílio Riccio.

Baixando o aplicativo para o celular, o usuário poderá fazer seu cadastro e adquirir os tickets virtuais pagando com cartão de crédito. Ao estacionar em uma vaga basta abrir o aplicativo e selecionar o local, a placa do veiculo e a quantidade de tickets suficientes para o tempo que deseja estacionar (limitado ao máximo de 4 tickets de 30 minutos cada), e confirmar a operação. Quando faltarem dez minutos para o final do tempo de estacionamento selecionado o usuário receberá um alerta.

Na compra nos postos de venda credenciados, será solicitada a placa do veículo, a quantidade de tickets a ser adquirida, o tempo que deseja estacionar (com limite de até duas horas) e o local. O usuário poderá comprar vários tickets que ficarão vinculados a PLACA do seu veículo. Sempre que precisar estacionar o usuário que possuir créditos pode se dirigir a qualquer um dos postos de venda e efetuar o registro de estacionamento fornecendo o número da PLACA do seu veículo, sem custos adicionais.

FISCALIZAÇÃO – Os agentes de trânsito /Guardas Municipais da SELTRANS terão acesso a um sistema próprio que possibilita consultar a placa dos carros e conferir se o motorista esta regular no estacionamento rotativo. Utilizando uma central (CCO – Controle de Controle Operacional) os agentes mantém contato on-line com os monitores de estacionamento, através de equipamentos conectados que permitem o acompanhamento em tempo real das infrações. Dessa forma é possível identificar irregularidade e os veículos podem ser advertidos ou autuados.

 

VIARedação
FONTEAscom Prefeitura Municipal
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA