Fiat Iveco Sete Lagoas desiste de produzir Ducato no Brasil

Foto: Reprodução

Fiat decidiu dar novo rumo à Ducato, modelo de van e furgão que vinha sendo fabricado pela Iveco no complexo industrial de Sete Lagoas (MG) em uma de suas linhas dedicada a encomendas. A montadora confirma o fim da produção de seu modelo pela parceira, o que levou a Iveco a encerrar as atividades da linha e demitir 300 trabalhadores nesta semana.

“Trata-se apenas de uma estratégia industrial. Não desistimos do produto, vamos continuar a vender, só não podemos dizer por enquanto de onde virá”, afirma o diretor comercial da FCA Brasil, Sérgio Ferreira, confirmando que a Fiat Ducato deixou de ser fabricada no Brasil. Enquanto isso, ainda há estoque suficiente para vendas nos próximos meses, garante o executivo. Atualmente, o modelo é fabricado em dois países: México e Itália.

Neste ano as vendas do furgão até novembro somaram 2,7 mil unidades, volume que deixa a Ducato na 15ª posição no ranking de comerciais leves, à frente da Iveco Daily, por exemplo. Na categoria furgão, a Ducato fechou novembro em segundo lugar, atrás apenas do Renault Master.

Apesar disso, os emplacamentos do modelo caíram consideravelmente em um ano: em 2015, a Fiat entregou pouco mais de 7 mil unidades. Se as vendas de dezembro repetirem as de novembro, a Ducato deverá fechar o ano com menos de 2,9 mil unidades, o que representaria uma queda de 60%.

A mesma linha de Sete Lagoas, que agora deixa de fabricar a Fiat Ducato, também era a responsável pela produção nacional dos modelos Peugeot Boxer e Citroën Jumper em uma parceria entre os grupos FCA e PSA, embora em volumes muito menores. Ainda não há confirmação se a PSA também deixará de produzir estes veículos no País.

VIARedação
FONTEAutomotive Business
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA