SENAR Minas leva técnicas de compotas e doces para Sete Lagoas e Jaboticatubas

Foto: Ilustrativa

O curso de “Compotas, frutos cristalizados, geleias e doces em pasta” do SENAR Minas vai além da fabricação de produtos. Ele passa por todas as etapas do processo, como valor nutricional dos alimentos, seleção dos frutos, equipamentos, pesagem, preparo e comercialização.

“Apesar de nosso faturamento ainda ser pequeno, a venda dos nossos produtos nos ajuda a complementar a renda porque sou aposentado. Fomos em busca do curso do Senar porque tínhamos o desejo de melhorar a produção”, disse o aluno Neri José Silva Filho, que fez o curso junto com a esposa. Ele conta que eles sentiram-se, ao final, encorajados a investir em uma estrutura melhor para obterem melhores resultados na produção dos doces de leite, mamão, figo, cidra e laranja da terra.

Com o pensamento semelhante ao de Neri, Elidiane Meira de Araújo, 23 anos, sempre gostou da área da culinária e concluiu o curso para ajudar a mãe na feira do bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas, criada pelos próprios moradores da comunidade. “É a primeira vez que vamos oferecer doces na feira. Minha mãe já estava atuando na produção de conservas então os doces vão vir para agregar nossa oportunidade de ganho. Graças a Deus estou permanecendo firme. Agora mesmo estou preparando alguns produtos já no próximo domingo, como compota de laranja e limão, geleia de abacaxi e frutas cristalizadas. O cri-cri, doce de amendoim crocante, ficou maravilhoso. Testei e aprovei”, comemora a aluna.

De acordo com o mobilizador Werdi Araújo, a capacitação tem o poder de aumentar as perspectivas de renda e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores. “Os alunos ficaram encantados porque sempre chegam com uma visão micro do curso e depois descobrem que aprenderam além das expectativas, como desenvolver conhecimentos referentes a custos, comercialização e negociação de produtos e matéria prima em comum, visando a otimização dos recursos de produção”.

Os cursos realizados em Sete Lagoas, na região de Jaboticatubas, certificou cerca de 20 alunos. Em Sete Lagoas, após a certificação, o grupo se organiza para estruturar a pequena feira realizada na comunidade do bairro Cidade de Deus a fim de oferecer uma maior variedade de produtos aos visitantes.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA