PCMG desarticula organização criminosa responsável por furto de gado em 15 cidades

Foto: Divulgação/PCMG

Uma quadrilha suspeita de furtar cerca de mil cabeças de gado em 15 cidades mineiras foi presa, nesta sexta-feira (4), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Civil, sete pessoas foram detidas e cerca de cem bois e de 20 búfalos foram recuperados. Dois frigoríficos foram fechados em Sarzedo e Ibirité.

O grupo começou a ser investigado depois que 70 cabeças de gado foram levadas de uma propriedade, localizada em Curvelo, na Região Central de Minas Gerais, há aproximadamente cinco meses. “A região de atuação deles parte desde a Região Metropolitana, passando por Curvelo e chegando a Governador Valadares, Fervedouro. Quer dizer, é um pedaço bastante grande do estado. É uma abrangência enorme que eles faziam essas negociações e praticavam os furtos”, afirmou o delegado titular da Delegacia de Curvelo, Diego Matos.

A operação nesta sexta-feira contou com cerca de cem policiais e apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Vigilância Sanitária. De acordo com o delegado, seis mandados de prisão foram cumpridos em Betim, Contagem, Ibirité e Sarzedo. Um rapaz foi detido em flagrante por posse ilegal de armas.

Segundo o delegado, os presos têm entre 21 e 71 anos. De acordo com as investigações, o mais velho chegava a comprar gado licitamente para observar os locais e a qualidade do rebanho.

Matos explicou que os furtos costumavam ser realizados durante a madrugada. Ainda conforme a polícia, o caminhão que transportava os animais furtados eram escoltados por batedores.

A quadrilha roubava gado de corte e de leite. Segundo Matos, em média, os animais custavam R$ 5 mil, mas ressaltou que houve casos em que reprodutores avaliados em até R$ 80 mil foram levados.

Além do gado bovino e bubalino, a polícia apreendeu na operação dois caminhões, três carros, uma arma e 400 quilos de carne.

Um suspeito está foragido. As investigações seguem para identificar receptadores.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA