Campanha de Vacinação a gripe é prorrogada até 15 de junho

Proteção. Cobertura vacinal em Minas Gerais é de 82%, sendo que o recomendado pela OMS é de 95%

O Ministério da Saúde anunciou, nessa terça-feira, a prorrogação, até 15 de junho, da Campanha Nacional de Vacinação. A recomendação foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho). De acordo com o Ministério da Saúde, 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos.

Até o momento, ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Em Sete Lagoas, foram aplicadas, até dia 24 de maio, quando foi publicada a última parcial, 5.835 doses da vacina. Idosos, profissionais da saúde e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto) são os públicos com maior índice de cobertura vacinal na cidade, com 87%, 84% e 89% respectivamente.

Entre os professores, que também fazem parte do público alvo da campanha, a cobertura atual é de 79,52%. “A Secretaria de Saúde reitera, no entanto, a necessidade de se realizar busca ativa para ampliar a cobertura vacinal em crianças e gestantes. Desse público, a vacinação alcançou, respectivamente, 69% e 60%”, explica Guilherme Menezes, referência técnica em Imunização da SMS/SL.

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 26 de maio, foram registrados 2.088 casos de influenza em todo o país, com 335 óbitos. Em Sete Lagoas, dois casos suspeitos foram registrados. “Um deles foi descartado e o segundo ainda está sob investigação. No entanto, não foram registrados óbitos em decorrência da gripe na cidade”, afirma Sueli Lacerda, Superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA