Prefeitura e IEF reforçam parcerias em prol de importantes ações ambientais

Cessão de imóvel e doação para a APA Santa Helena foram confirmadas nesta terça-feira quando secretaria de Meio Ambiente fez balanço de sua atuação

O prefeito Leone Maciel e o secretário municipal de Meio Ambiente, Nadab Abelin, receberam a imprensa na Prefeitura para fazer um balanço do que foi realizado em uma das principais pastas da administração. O encontro também foi marcado pela confirmação de importantes parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) representando pelo supervisor regional Júlio César Moura Guimarães. “São resultados de ações iniciadas desde o primeiro dia da gestão. Caminhamos sempre na mesma direção buscando soluções, economia e, acima de tudo, a preservação de todos os nossos acervos ambientais”, comentou Leone Maciel.

Em uma explicação detalhada, Nadab Abelin revelou mudanças na gestão que garantiram R$ 5,6 milhões em economia na execução de serviços ligados à secretaria comparando o último ano do governo passado com o primeiro da atual administração. Com o pessoal, graças a redução de cargos comissionados, a economia foi de R$ 234 mil.

Foram apresentados importantes projetos com a criação de um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV) no bairro Nova Cidade, de uma outra unidade especial do gênero na Estação de Transbordo do Transporte Coletivo, reativação da Usina de Compostagem situada no bairro Cidade de Deus, e expansão do sistema de proteção da APA Santa Helena com a contração de uma brigada especializada no serviço. “São ações pontuais que geraram resultados imediatos. Lembrando que todo esse trabalho não será apenas continuado, mas também ampliado”, comentou NadabAbelin. Por exemplo, ainda em 2018 novos PEVs serão inaugurados nos bairros JK, Cidade de Deus e Jardim Primavera.

Nadab Abelin ainda falou sobre o projeto de arborização de ruas, avenidas, praças e repartições públicas. Ele também comentou sobre a proposta que tem o mesmo objetivo e está contemplando escolas públicas municipais. “Toda quinta-feira é dia de plantar árvore nas escolas e o envolvimento dos alunos está empolgante”, completa o secretário de Meio Ambiente. Outro ponto destacado foi a revitalização de praças da região central e também dos bairros. Na oportunidade foi revelada a parceria com uma industrias instalada no município para a revitalização de praças dos bairros Verde Vale e CDI. “Esta é uma determinação do prefeito, vamos priorizar as praças dos bairros que ficaram abandonadas por muitos anos”, revelou Nadab Abelin.

O Parque da Cascata, um dos principais bens turísticos e ecológicos de Sete Lagoas, também foi tema do debate com a imprensa. Atualmente estão sendo realizadas obras no prédio do restaurante e procedimentos orientadospor órgãos ambientais garantirão o manejo técnico correto das capivaras que habitem o local. O IEF ainda vai doar 7 quilômetros de cerca para instalação na APA Santa Helena e consequente proteção do parque. “A expectativa é abrir o Parque da Cascata no aniversário de Sete Lagoas, no dia 24 de novembro. Será um espaço turístico e para projetos de educação ambiental de nossas crianças e adolescentes”, explicou Leone Maciel.

Outra importante notícia foi a reclassificação do município no licenciamento ambiental para projetos e empreendimentos. A Prefeitura vai englobar licenças que atinjam até o Nível 4 e, com isso, será possível agilizar processos que antes ficavam emperrados no Estado. “Vamos trabalhar pelo nosso desenvolvimento sempre atuando pela desburocratização dos procedimentos”, disse Nadab Abelin.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deixa sua sede na rua Quintino Bocaiúva, 618, e passa a funcionar, a partir da próxima segunda-feira, 25, na rua Irmã Flávia, 5325, CDI, ao lado do Horto Municipal. O maior ganho será a economia já que agora a sede será própria dispensando o pagamento de aluguel todo mês.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA