Crânio encontrado pode ser de Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas

Achada pelo Corpo de Bombeiros, a peça será analisada por um grupo de especialistas para confirmar se realmente é o crânio de Luzia.

Dentre a coleção protegida do fogo, há possibilidade de estar o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, com mais de 12 mil anos

Foi encontrado, na manhã desta terça-feira (4), nos escombros do prédio do Museu Nacional, um crânio que pode ser de Luzia, que é o fóssil humano mais antigo da América, que se tem conhecimento.

Datado de mais de 11 mil anos, é uma das peças mais importantes da história natural do Brasil e estava entre as mais de 20 milhões que o museu possuía, foi achada pelo Corpo de Bombeiros que trabalham no local. A peça encontrada será analisada por um grupo de especialistas para confirmar se realmente é o crânio de Luzia.

O crânio foi encontrado na década de 1970 em Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, por uma missão francesa liderada pela arqueóloga Annette Laming-Emperaire e representou uma revolução nos estudos sobre o povoamento do continente americano. Luzia apresentou uma datação relativa entre 11 mil e 11,5 mil anos, o que faz do crânio um dos mais antigos do Brasil e também de todo o continente americano.

A chuva durante a madrugada desta terça-feira (4) ajudou a apagar alguns focos de incêndio. Ainda assim, alguns deles voltaram a aparecer por volta das 6h. Os agentes seguem de prontidão no local. A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou na segunda-feira (3) que o local está interditado.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA