Forças de segurança se reúnem em Sete Lagoas para implantar projeto contra ataques a bancos

Sete Lagoas foi sede de importante encontro que teve como tema uma das vertentes de combate à criminalidade da segurança pública de Minas Gerais. O auditório do Sicoob Credisete recebeu autoridades militares, civis e representantes do sistema bancário e das principais entidades e grupos empresariais da cidade para iniciar a implantação de uma rede regional de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos. O encontro foi coordenado pelo Coronel Etevaldo Luiz Caçadine de Vargas, subsecretário de Integração de Segurança Pública, e também contou com a presença do prefeito Cláudio Caramelo.

A ideia é formar um grupo em regiões diferentes do Estado, com nomes pré-definidos de profissionais que ficarão responsáveis por realizar um trabalho específico e voltado para o acompanhamento, prevenção e apuração de explosões de caixas eletrônicos. Esses atores terão a missão de ampliar o compartilhamento de informações sobre o crime entre as instituições e formular ações coordenadas com todo o Estado. “É preciso a mobilização de todos, inclusive da população. A integração ordenada é a fórmula do sucesso. A segurança pública é dever do Estado, mas é uma obrigação de todos”, comentou o Coronel Caçadine.

O grupo de coordenação da Secretaria Estadual de Segurança Pública tem forte atuação na área de inteligência, fazendo o mapeamento do modus operandi dos criminosos e a identificação de quadrilhas. De forma integrada, as apurações da inteligência se transformam em operações repressivas e preventivas. A reunião foi o primeiro passo para criação da rede local de atuação. Agora serão realizados encontros continuados para solidificar o projeto na região.

O prefeito Cláudio Caramelo foi acompanhado do secretário municipal de Trânsito, Segurança e Transporte Coletivo, Wagner Augusto de Oliveira. Ambos destacaram o apoio da Prefeitura em ações de segurança em Sete Lagoas. “Garantimos o perfeito funcionamento de todo sistema de monitoramento da cidade que é um importante equipamento de atuação da segurança pública”, comenta Cláudio Caramelo. “Também temos a Guarda Civil Municipal que oferece total apoio em ações de combate à criminalidade”, reforçou Wagner Oliveira.

Durante o encontro as principais lideranças da segurança pública da região apresentaram questões relacionadas ao seu trabalho. A comandante da 19ª Região da Polícia Militar, Coronel Kerley da Silva Almeida, destacou a queda da criminalidade na região após a instalação da Região Integrada de Segurança Pública (19ª RISP). De acordo com seus relatórios os ataques contra bancos na região marcaram o seguinte registro: 2013 (3), 2014 (3), 2016 (6), 2017 (2) e 2018 (0). O chefe do Departamento do Polícia Civil, Juarez Ferreira da Luz, também destacou esta queda. Ainda deram seus depoimentos o promotor de Justiça Marcelo Augusto Vieira, o diretor do presídio Promotor José Costa, Edson Peixoto, e o Major Christian André Ferreira comandante da 5ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros.

A reunião foi prestigiada com as presenças dos presidentes da Associação Comercial e Industrial, Bruno Chaves Violante, da Câmara de Dirigentes Lojistas, Geraldir Alves, do Sindcomércio, Evando Avelar. Representantes dos grupos empresariais com forte atuação no município também compareceram. O presidente da Câmara Municipal, Pastor Alcides Longo de Barros, representou o Legislativo. O Sicoob Credisete foi representado pelo presidente do Conselho de Administração, Leonardo Chaves Costa, diretores e conselheiros.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA