URGENTE: Casos suspeitos de Dengue em Sete Lagoas passam de 2500

Foto: Divulgação

O último balanço referente a casos de Dengue em Sete Lagoas revelou um dado alarmante. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, já foram notificadas 2570 suspeitas da doença na cidade. Até o momento 779 casos foram confirmados.

Em 124 bairros da cidade já foram registrados casos de Dengue. A situação está mais crítica no Verde Vale, que teve 152 ocorrências, Interlagos, com 130 e Cidade de Deus, onde houve 124 registros. Veja, no fim do texto, a planilha com a lista dos bairros onde há mais incidência da doença.

Fumacê

Para tentar frear uma epidemia ainda mais grave, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando em várias frentes. Além do trabalho de campo feito diariamente, ao longo de todo o ano pelos Agentes de Combate às Endemias, o setor de Vigilância Epidemiológica também acionou o veículo UBV pesado, também conhecido como Fumacê, para atuar nas áreas mais críticas. “Até o dia 5 de maio, o Fumacê estará circulando nos bairros onde foram encontrados índices mais altos de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti”, explica Sueli Lacerda, superintendente da Vigilância Epidemiológica. Os bairros são: Bernardo Valadares, Verde Vale, Jardim dos Pequis, Belo Vale I e II, Iraque, Orozimbo Macedo, Nova Cidade, Kwait, Cidade Nova, Luxemburgo, Interlagos I e II, São Vicente, Aeroporto, Alex Paiva, Gloria, Jardim Europa, New York, Boa Vista, São João I e II, São Pedro,Santa Marcelina, Braz Filizola, Brejinho, Olinto Alvim e Emília.

Reforço no atendimento à população

Desde o último fim de semana, três unidades de saúde trabalham em horário habitual para atender à crescente demanda de pacientes que buscam atendimento médico em virtude de sintomas da Dengue. São elas: Centro de Saúde do bairro Progresso (rua Rio Pará, 716), a ESF CDI I (Rua Especionario Leofredo Gaspar, 534, Indústriais) e a UBS Belo Vale (Rua Oscar Padilha, 635, Belo Vale). Nestas unidades, o funcionamento será, além do horário normal, das 7h às 21h de segunda a sexta-feira e das 7h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Além disso, foi realizada a contratação, em caráter emergencial, de equipe extra para atendimento exclusivo a casos suspeitos de Dengue na UPA Dr. Juvenal Paiva, no horário compreendido entre 10h e 22h, equipe esta formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, laboratório e farmácia.

Prevenir ainda é o melhor remédio

A Prefeitura de Sete Lagoas tem reforçado os trabalhos de limpeza urbana com equipes da Codesel, que têm atuado na capina em várias regiões da cidade. No entanto, de nada adiantam todas as ações do poder público se a população não fizer sua parte para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue. “A grande maioria dos criadouros está, de acordo com nossos levantamentos técnicos, em toneis, bacias e recipientes que acumulam água nos quintais das casas. No caso da Dengue, a população é, tanto quanto o poder público, protagonista no que diz respeito à prevenção”, defende Sueli.

Veja abaixo a lista dos bairros com maior número de notificações de Dengue.
Verde Vale152
Interlagos130
Cidade de Deus124
Aeroporto93
Nova Cidade91
Bernardo Valadares87
Jardim Europa80
Luxemburgo76
Belo Vale I70
Esperança60
JK59
Orozimbo Macedo58
São João52

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA