Seis mil pessoas se preparam para rompimento de barragem na região Central

Cerca de seis mil moradores de Barão de Cocais, na região Central do Estado, são esperados no segundo simulado de rompimento da Barragem Sul Superior, da Vale, na tarde deste sábado (18), no centro da cidade. Promovido pela Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, o treinamento vai preparar a população para se dirigir às rotas de fuga porque o talude Norte da cava da Mina de Gongo Soco corre o risco de se romper durante a próxima semana, entre os dias 19 e 25. 

Interditado na última sexta-feira pela Agência Nacional de Mineração, o talude tem se deslocado cerca de quatro centímetros por dia, segundo a Defesa Civil, o que significa rompimento iminente. Os moradores que serão instruídos são moradores da chamada “zona secundária”. Há cerca de dois meses, a Defesa Civil informou que as moradias dessas pessoas seriam atingidas pelo rompimento no tempo de 1 hora e 12 minutos a partir da ruptura. Em fevereiro, 443 moradores foram retirados de suas casas.

Agendado para às 15h, o simulado terá início no ponto seis, um dos estratégicos criados na cidade, na praça de eventos José furtado, no Centro de Barão de Cocais. Para o tenente Flávio Godinho, da Defesa Civil estadual, treinamento é crucial e se tivesse sido feito em Brumadinho teria diminuído dimensão da tragédia. “Nós tínhamos lá uma pousada. Hoje, a placa da pousada está lá intacta. Se aquelas pessoas que estavam ali conhecessem a rota de fuga e estivessem posicionadas naquele local, talvez elas não tivessem morrido. A gente precisa realmente que as pessoas conheçam a cidade, os pontos de encontro e as rotas de fuga”, afirmou.

Antes do simulado, contudo, durante a manhã serão feitas entrevistas com os moradores que não podem comparecer ao treinamento. “Iremos nas 26 residências onde já localizamos 15 pessoas portadoras de deficiência física, que utilizam cadeiras de rodas, e 11 pessoas que estão acamadas. Iremos de casa em casa para entrevistar essa pessoa e verificar se ela tem interesse em ir para uma casa alugada custeada pela Vale”, afirmou o tenente Flávio Godinho.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA