Despedida do inverno em Minas será com calorão recorde de 42°C

Bombeiro tenta controlar o fogo em área verde de Nova Lima
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Com índices alarmantes de baixa umidade do ar e dias extremamente quentes, Belo Horizonte pode se despedir do inverno com recorde histórico de temperatura para a estação: a previsão é que os termômetros na capital marquem 37°C na sexta (20) e no sábado (21), temperatura mais alta para o inverno desde 1910, quando começaram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para moradores do Triângulo Mineiro, o fim de semana que antecede a chegada da primavera, na próxima segunda-feira, deve ser ainda mais quente. Por lá, a previsão é de até 42°C.

Nesta quarta-feira (18), a umidade relativa do ar na capital bateu recorde de queda e atingiu 12%, o índice mais baixo deste ano, segundo a Defesa Civil municipal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera 60% como o nível mínimo recomendado. Segundo o meteorologista do Inmet Claudenir de Azevedo, a onda de calor “é fruto de uma massa de ar seco que voltou a atuar com intensidade”.

Granizo

A boa notícia para quem está sofrendo com o calor excessivo é que a primavera chegará trazendo a chuva, que não dá sinais na capital desde 4 de junho. Existe a possibilidade de chover granizo devido ao choque térmico da frente fria e úmida com a onda de calor. No interior do Estado, o alívio pode chegar mais cedo: partir do próximo sábado no Sul de Minas e no Campo das Vertentes.

Com os termômetros nas alturas, a população busca alternativas para minimizar os impactos do clima na saúde. Moradora do bairro Caiçara, na região Noroeste, a médica Fabiana Ferreira Mauro Braga, 46, reforçou a ingestão de água, passou a usar roupas mais frescas e tem evitado a exposição à luz solar. Mas, devido às noites maldormidas por causa do calor, ela decidiu que era hora de investir em equipamentos de ar-condicionado. “Foram quatro, três nos quartos e um na sala. Investi para ter qualidade de vida”, disse ela.

Procura por “refresco” aumenta até 500%

Enquanto o belo-horizontino sofre com o mal-estar provocado pela alta temperatura, o supervisor e sócio em uma empresa de venda e manutenção de aparelhos de ar-condicionado Allan Pereira comemora o salto de 500% no número de atendimentos a clientes, na comparação com o inverno de 2018. “Está sendo bem satisfatório”, comenta o empresário, que atende indústrias e residências.

O técnico em refrigeração Fabrício Pinheiro Duarte diz que, em dez anos de trabalho, nunca viu um inverno tão quente. “Tive um aumento de 60% nas vendas de ar-condicionado. O pessoal tem investido mesmo, porque parcelamos o valor do serviço em até 12 vezes no cartão”, conta o empreendedor, que precisou terceirizar alguns trabalhos para dar conta da demanda atípica.

Na loja do supervisor Paulo Leandro Coelho, no bairro São Cristóvão, na região Noroeste da capital, o estoque de ventiladores praticamente acabou depois que as vendas cresceram cerca de 70% em relação a setembro de 2018. “Só temos equipamentos de mesa e torres. Os ventiladores maiores, usados na parede, já acabaram”, explica.

No mercado há uma década, Coelho diz que o calor excessivo pegou o comércio de surpresa e que as lojas estão com problemas para atender a demanda. “As fábricas de ventiladores também estão com dificuldade de nos atender. Se continuar assim, não teremos ventilador para vender”, acredita.

Focos de incêndios florestais subiram 85% desde janeiro

Com a umidade do ar próxima de índices de deserto (10%), Minas tem vivido um clima propício para a propagação de incêndios florestais. De janeiro até a última terça-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espapaciais (Inpe) registrou ao menos 5.335 focos de queimadas em todo o território mineiro, uma alta de 85% na comparação com o mesmo período de 2018, quando foram contabilizadas 2.873 ocorrências. Segundo os bombeiros, 99% dos incêndios em vegetação têm origem criminosa.

Em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, as chamas atingiram uma área de vegetação mista, formada por capim e árvores, nesta quarta-feira, entre as regiões do Vale do Sol e do Morro do Chapéu.

Para impedir que o fogo se alastrasse, ao menos seis militares do Corpo de Bombeiros passaram o dia no local para combater o incêndio.

Em outro ponto da região metropolitana, os bombeiros foram acionados depois que um incêndio atingiu uma grande área de mata fechada na rua das Mangabeiras, no bairro Chácaras São Geraldo, em Contagem. Quatro militares foram para o local para apagar as chamas. O fogo tomou conta da vegetação, que fica numa região de difícil acesso.

Cuidados básicos

Alimentação

Com a queda da umidade do ar na capital, a Defesa Civil da capital orienta que a população tome alguns cuidados para minimizar os efeitos do tempo seco na saúde. Entre as dicas, o órgão alerta para a necessidade de aumentar a hidratação e escolher alimentos leves e frescos.

Sono

Para uma noite de sono com qualidade, é importante dormir em local arejado e usar equipamento que umidifique o ar. Na falta do aparelho, use uma bacia com água no ambiente.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA