Mulher de 60 anos morre com suspeita de síndrome nefroneural em Pompéu

Ela esteve no bairro Buritis e consumiu a cerveja Belorizontina; depois disso, começou a passar mal e morreu com insuficiência renal e neurológica

Uma mulher de 60 anos morreu com suspeita da síndrome nefroneural em Pompéu, na região Central de Minas Gerais. A morte aconteceu no último dia 28 de dezembro, mas somente nesta terça-feira (14) a Prefeitura Municipal de Pompéu emitiu uma nota confirmando a suspeita da doença.

A família registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil nesta segunda-feira (13) para comunicar a morte da mulher com suspeita da síndrome. O órgão investiga se a doença nefroneural que surgiu no mês passado e fez, pelo menos, 17 vítimas está associada ao consumo da cerveja Belorizontina que estava contaminada com dietilenoglicol e monoetilenoglicol -substâncias muito tóxicas ao organismo que causam problemas neurológicos e renais graves.

Vítima bebeu cerveja 

De acordo com a enteada da idosa que pediu para não ter o nome revelado, a vítima esteve em Belo Horizonte, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, no dia 20 de dezembro e consumiu a belohorizontina. A partir da data, ela começou a queixar dores abdominais, a ter diarreia e vômitos. Ela foi embora da capital no dia 21 e seguiu para Pompéu.

A idosa continuou se sentindo mal e no dia 26 de dezembro quando ela deu entrada no Pronto Atendimento do Município onde o quadro clínico se agravou e ela morreu com  insuficiência renal e alteração neurológica dois dias após a internação.

“Ela não tinha nenhum problema renal ou neurológico antes do ocorrido. Foi tudo muito rápido. Outras pessoas da família também consumiram a mesma cerveja, mas ninguém passou mal. No dia 20 de dezembro só ela consumiu a cerveja, os familiares beberam outros dias”, contou a enteada.

Autoridades avisadas

A prefeitura de Pompeu divulgou uma nota, nesta terça, dizendo que a morte com suspeita de síndrome nefroneural foi comunicada ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e também às autoridades governamentais e policiais. Será preciso fazer a exumação do corpo da mulher para a realização de exames.

“No momento, toda a Secretaria Municipal de Saúde, Pronto Atendimento e familiares estão no aguardo de retorno do caso. Vale ressaltar que compete às autoridades de saúde hierarquicamente superiores o desenrolar dos fatos, além disso, das autoridades legais e de competência para as apurações”, diz a nota da secretaria.

Oficialmente a Secretaria de Estado de Saúde confirma apenas a morte de Paschoal Demartini Filho, de 55 anos, de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. Ele passou a semana do Natal na casa da filha no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte. O genro de Filho, que mora na casa onde o aposentado estava hospedado também foi internado apresentando os mesmos sintomas.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA