Cemig abre comportas da usina de Três Marias devido fortes chuvas

Foto: Cemig/Divulgação

Devido às fortes chuvas registradas em Minas Gerais durante o período do Carnaval, a Cemig precisou abrir parcialmente as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região central. Segundo o órgão, a operação teve início às 13h desta sexta-feira (28).

Ainda conforme a companhia, o procedimento será mantido nos próximos 15 dias e se faz necessário para evitar que a represa atinja o limite de armazenamento podendo causar inundações para as comunidades ribeirinhas.

“Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém vale ressaltar que a Usina Três Marias tem evitado eventos críticos para as populações do Rio São Francisco, utilizando sua capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando”, explicou a Cemig por nota.

Como informou o órgão, desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia, chegando a 670 m³/s de vazão nessa quinta-feira (27).

Durante as fortes chuvas do final de janeiro deste ano, por exemplo, a vazão máxima do Rio São Francisco, registrada nos municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, foi de cerca de 2.000 m³/s no dia 26 de janeiro, segundo a Cemig.

Nesta sexta-feira, o vertimento máximo pelas comportas será de 840 m³/s, que, somado à vazão que passa pelas máquinas de geração, totaliza cerca de 1.500 m³/s. Historicamente, tal vazão nunca causou nenhum problema de inundação para as regiões a jusante da Usina Três Marias.

Tanto a Cemig quanto o ONS seguirão atualizando suas previsões diariamente para avaliar a necessidade de novas aberturas ao longo dos próximos eventos chuvosos desse início de março. Se forem necessárias, novas informações serão divulgadas, de forma a permitir a antecipação de medidas para tentar evitar possíveis problemas causados por inundações localizadas.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA