Missas públicas e atividades religiosas nas igrejas são suspensas pela Diocese de Sete Lagoas

Aloísio Jorge Pena Vitral, Bispo da diocese de Sete Lagoas

As missas católicas públicas da Diocese de Sete Lagoas, foram suspensas por determinação de nota oficial assinada pelo Bispo Diocesano, Aloísio Jorge Pena Vitral, a partir desta terça-feira (17), por 15 dias.

Veja a nota na integra:

A pandemia do novo Coronavírus avança no Brasil e, por isso mesmo, somos todos convocados a dedicar maior atenção às medidas de prevenção da doença. Nesse sentido, convoco os sacerdotes, os fiéis leigos e todos os homens e mulheres de boa vontade a seguirem as seguintes recomendações, em consonância com as autoridades civis competentes e de saúde pública, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Estado de Minas Gerais e Decreto Municipal nº 6.227 da Sede Diocesana:

1) No âmbito da nossa Diocese, foranias, paróquias e outras comunidades de fé, suspender, por 15 (quinze) dias, a partir desta data, a realização de encontros de pastorais (Encontros Catequéticos, Celebrações da Vida, Grupos de Jovens, entre outros); movimentos (Grupos de Oração, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Mães que Oram, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Cursilhos, Vicentinos e afins); serviços (ECC –Encontro de Casais, Oficinas de Oração, Ceb’s e similares); assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas.

2) Com relação as Celebrações Eucarísticas com participação da assembleia: estão suspensas por 15 (quinze) dias, em todo território Diocesano. Sendo assimos fiéis ficam desobrigados temporariamente do preceito religioso de participar das Missas semanais e dominicais.

Esta medida se fez necessária diante do aparecimento de casos comprovados na nossa região. Permaneçamos em comunhão e unidos à comunidade de fé a partir das celebrações transmitidas pelos Meios de Comunicação católicos (Canção Nova, Rede Vida, Tv Aparecida, Tv Século XXI, Rede Evangelizar, Rede Catedral), fanpage Diocesana, rádios locais e outros.

3) Nas paróquias, escritórios paroquiais, comunidades de vida e em outros ambientes eclesiais como a Cúria Diocesana, privilegiar a comunicação por telefone, e-mails e redes sociais. Redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar acesso a álcool, detergente ou sabonete para a devida higienização.

4) Com relação a ministração dos sacramentos: estão suspensos por 15 dias, batizados, confissões, comunhão e unção dos enfermos (somente em casos extremos ou perigo de morte), seguindo com rigor as medidas de higienização. Torna-se importante também suspender o mutirão de confissões em todo território diocesano.

5) Importante redobrar cautela para não compartilhar notícias falsas (fakenews). A mentira, além de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação. Nesse sentido, oportuno é checar cada informação recebida pesquisando em referências confiáveis.

6) As equipes das PASCOM’s paroquiais devem auxiliar seus párocos na reprodução e ampliação das informações nos meios de comunicação de cada paróquia, ficando atentos ao site da diocese (www.diocesedesetelagoas.com.br) e fanpage diocesana, de onde serão publicados todos comunicados oficiais. Caso haja possibilidade, poderão ser pensadas transmissões de missas celebradas localmente, apenas pelo padre e alguns auxiliares, através dos meios de comunicação disponíveis nas comunidades. (Sugestão: Lives pelas redes sociais ou rádios comunitárias).




7) Ao fim do prazo de suspensão das atividades supracitadas, em conjunto com o Conselho Presbiteral Diocesano, serão publicadas novas orientações para as semanas seguintes, inclusive, sobre a programação da Semana Santa.  Permaneceremos atentos aos desdobramentos para encaminharmos novas ações. A preocupação maior é com idosos e enfermos. Cuidemos especialmente dessas pessoas, mais vulneráveis à doença.

8) A oração pede, o jejum alcança e a misericórdia traz! Vamos intensificar os momentos de oração e preces a Deus para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida. Rezar em especial pelos agentes e profissionais da saúde para que realizem tudo o que for necessário para superarmos a ameaça do Coronavírus e de outras enfermidades.

9) “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15 )

Este desafio é uma oportunidade para crescermos na fé, voltarmo-nos para a “Igreja Doméstica”, aprimorar nossa ação evangelizadora também em nossas próprias famílias, remodelar processos e viver com maior responsabilidade nesta “casa que nos é comum”. Somos convocados à solidariedade, a darmos genuíno testemunho cristão, a partir de atitudes inspiradas na Parábola do Bom Samaritano, conforme nos pede a Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e vida: dom e compromisso. Longe de nós a indiferença! Em vez disso, reconhecer a dor do outro, sentir compaixão e cuidar.

Que Nossa Senhora da Conceição, e Santo Antônio, pai dos necessitados, sejam guia e inspiração para todos. O Cristo ressuscitado nos garante vida abundante!

Saudamos e abençoamos na caridade pastoral.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA