Veja lista dos comércios que podem abrir as portas em BH nesta segunda-feira

Estabelecimento fechados na avenida Sinfrônio Brochado, Centro Comercial do Barreiro
Foto: Fred Magno / O Tempo

Começa nesta segunda-feira (25) o processo de reabertura gradual do comércio de Belo Horizonte. O decreto publicado pela prefeitura da capital mineira na sexta-feira passada (22) contempla alguns dos setores que precisaram fechar as portas após o aparecimento dos primeiros casos de coronavírus no município.

Além de determinar uma série de regras a comerciantes, empresários e consumidores, o documento prevê horários de funcionamento específicos para algumas das atividades comerciais. O objetivo da PBH é garantir a proteção sanitária da população em relação à Covid-19 e evitar aglomerações em lojas e mesmo no transporte coletivo

Além de definir determinações gerais que precisam ser respeitadas por todos os tipos de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar a partir desta segunda-feira (25), o decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) também prevê regras específicas para determinados tipos de comércio e prestadores de serviço.

Os salões de beleza, por exemplo, ganharam um capítulo exclusivo no decreto. Para que possam funcionar, os proprietários precisam restringir o atendimento a apenas clientes que tenham horário marcado. Diante dessa condição, salas de espera não podem funcionar. Jornais e revistas estão proibidos, assim como alimentos e bebidas nesses espaços. Um cliente só poderá ser atendido 30 minutos após o outro. É necessário que todo o salão seja higienizado, assim como materiais de trabalho esterilizados, a cada atendimento.

Entre as regras gerais, válidas para todos aqueles que podem abrir as portas, está a limitação do público no interior de cada estabelecimento. A lotação deverá ser determinada pelo comerciante imaginando uma distância de cinco metros quadrados entre cada pessoa – cliente ou funcionário. Trabalhadores em grupo de risco precisam ser dispensados da obrigação de sair de casa. Aqueles que precisarem retornar ao trabalho, precisam estar vacinados contra a gripe.


Aparelhos de ar-condicionado não podem ser ligados, promoções estão suspensas e mostruários para experimentação, bem como provadores, estão proibidos. O uso de máscaras no interior das lojas, assim como na cidade, é obrigatório. O decreto na íntegra com a lista de regras pode ser conferido através deste link.

Saiba quais os horários e veja o que já pode funcionar nesta segunda-feira (25):

Artigos de bomboniére e semelhantes – 7h às 21h;

Artigos de iluminação – 11h às 19h;

Artigos de cama, mesa e banho: –

Utensílios, móveis e equipamentos domésticos, exceto eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo: –

Tecidos e armarinho: –

Artigos de tapeçaria, cortinas e persianas: –

Produtos de limpeza e conservação: 11h às 19h;

Artigos de papelaria, livraria e fotográficos: 11h às 19h;

Brinquedos e artigos recreativos: –

Bicicletas e triciclos, peças e acessórios: –

Cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal: 11h às 19h;

Veículos automotores: 8h às 17h;

Peças e acessórios para veículos automotores: –

Pneumáticos e câmaras-de-ar: –

Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista da fase 1: 5h às 17h;

Cabeleireiros, manicure e pedicure: 7h às 21h;

Centros de comércio popular instituídos a qualquer tempo por Operações Urbanas visando a inclusão produtiva de camelôs, desde que localizados no Hipercentro ou em Venda Nova: 11h às 19h;

(com Daniele Franco e Marcelo da Fonseca de O Tempo)



FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que ridículo! Os shoppings populares onde se vê normalmente grandes aglomerações estão permitidos, e pequenos locais, sendo restringidos! Incoerência é uma das grandes virtudes deste incompetente prefeito!

DEIXE UMA RESPOSTA