Outono se despede e inverno pode ser de muito frio

Nascer do Sol em Sete Lagoas.

Neste sábado (20), que marca o fim da estação e o início do inverno, a temperatura chegou na mínima de 16° C em Sete Lagos, BH e região metropolitana, e a máxima prevista para a cidade não passa dos 24º C.

Na manhã de ontem, uma uma chuvinha foi registrada, apesar de parecer estranho chover nesta época do ano, o meteorologista Heriberto dos Anjos explica que o fenômeno está dentro do esperado. “Com os ventos úmidos provenientes do mar, é normal que caia uma chuva fraca e passageira, não só em Sete Lagoas, BH e região, mas em outras partes do estado, como no Vale do Rio Doce e Zona da Mata”, aponta.

Aliás, o tempo de nublado a chuvoso pode ser observado pelo menos mais umas três vezes, ao longo de todo o inverno, que começa oficialmente neste sábado a partir das 18h44 e termina às 10h31 do dia 22 de setembro.


“O inverno é a estação mais seca do ano, os volumes de chuvas são muito baixos. Mas elas podem ocorrer, sim, nesta estação, vindas de forma fraca a moderada e sem a ocorrência de tempestades”, avalia o especialista.

Inverno deve ser mais intenso?

De acordo com Anjos, a média da temperatura ao longo desta estação pode ficar dentro da normalidade de acordo com as passadas, com temperaturas variando entre os 13º C, 14º C (mínimas) e os 24ºC, 25º C (máxima).

Entretanto, há probabilidade de 50% que exista a formação de La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, ao contrário do El Niño.


Por causa disso, há chances de o inverno deste ano ser com temperaturas mais baixas do que as registradas na mesma estação em 2019.

“O inverno, assim, pode ter massas de ar um pouco mais frias. Apesar de ocorrer num local distante, no Oceano Pacífico, esse fenômeno pode atingir todo o planeta. O La Niña pode ocorrer de forma gradual e lenta nos próximos três meses”, observa.

E a chuva continua nos próximos dias?

Pelo menos, amanhã, domingo (21), não. Segundo Anjos, a previsão é de que as nuvens se dissipem, e o dia amanheça com céu claro a parcialmente nublado. E a temperatura vai oscilar entre os 13º C e os 25º C.


E o resto do Estado?

Segundo Anjos, há previsão de temperaturas mais baixas no Sul de Minas Gerais. “Também pode passar uma massa de frio polar nas próximas duas ou três semanas que atinjam a Zona da Mata e Região Central. Nesses eventos, as temperaturas caem bastante”, aponta.


FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA