Moradores do Montreal e bairros adjacentes relatam dificuldades para respirar após vazamento de amônia

Foto registrada dentro da empresa no momento do vazamento. Foto: Reprodução da Redes Sociais

Moradores do bairro Montreal e bairros adjacentes da empresa Vibra, conhecida também como Nat Alimentos e Agrogen, relataram para a redação do site Tecle Mídia, que enfrentaram dificuldades para respirar durante a madruga desta quinta-feira (09), após um vazamento de Amônia na empresa. O site Tecle Mídia reportou o fato ainda no início da manhã de hoje (veja aqui).

“Eu moro um pouco acima da empresa, eu não ouvi barulho porém, o cheiro veio na minha janela e acordei sufocada, fui correndo ver meus pais, eles já estavam acordados e meio tontos. De imediato liguei para os bombeiros.” diz Telma Moreira, moradora do bairro Montreal,

“Acordei de madrugada com o cheiro forte. Dificuldade de respirar e olhos ardendo. Liguei para polícia e bombeiros que me relataram que estava acontecendo novamente”, conta Jesiane Bueno, moradora do São Vicente. Por fim, ela ainda relatou que está organizando um movimento para pedir providências, para que não ocorra novos vazamentos.


Já o Vereador Milton Martins, que também procurou a reportagem do site Tecle Mídia, relatou que precisou ir até o hospital, pois passou muito mal no momento do incidente. “Eu passei mal, fui ao hospital, com visão distorcida e náusea. Para vocês ter ideia, eu estava vendo tudo ‘torto’, com a visão desfocada. A médica não conseguiu explicar o que eu tinha, tudo indica que pode ter sido a amônia que vazou da empresa”. Por fim, o vereador relatou que no primeiro acidente, que ocorreu em maio, ele já havia pedido providencias da empresa, para que o problema fosse sanado, contudo, ainda busca respostas e vai tornar cobrar.

No primeiro acidente, cinco pessoas precisaram ser hospitalizadas. (relembre).

O site Tecle Mídia procurou a assessoria de imprensa da empresa, que nos enviou uma nota; veja na íntegra:

A Vibra informa que houve um vazamento de amônia proveniente de um compressor, na manhã desta quinta-feira (9), na unidade de Sete Lagoas. A substância é utilizada como fluido refrigerante na cadeia produtiva. As autoridades locais foram acionadas imediatamente ao ocorrido e controlaram a situação. A empresa lamenta o transtorno causado nos arredores da unidade.

Abraços e à disposição


Vazamento de Amônia: Oque é isso

Moradores de Sete Lagoas foram surpreendidos por um forte odor que tomou conta de grande parte da cidade, diversos bairros relataram o odor que em pouco tempo foi descoberto como um vazamento de gás NH3, conhecido popularmente como amônia, em uma empresa da cidade. Alguns moradores tiveram que deixar suas casas para evitar os efeitos desse gás no organismo.

Por mais que gere danos a humanos, o gás é bastante comum de ser usado em câmaras frigorificas, ramo de atuação da empresa na qual houve o vazamento, esse produto se destaca nesse meio por ter baixo custo benefício e suas propriedades físicos-quimicas que gera elevado calor de vaporização, oque faz com que seja usado em grandes ambientes refrigerados. No campo ecológico esse gás é uma aposta correta, já que é tido como um gás natural, sendo assim, não apresenta risco para o aquecimento global e nem deterioração da camada de ozônio.


Em geral é entendido como um gás seguro, o risco ficando apenas quando há problemas na manutenção, que possa ocorrer o vazamento, como registrado na cidade, em ambientes fechados esses efeitos são potencializados. Ao entrar em contato com o gás, pode ser percebido um odor corrosivo, prejudicando as vias respiratórias, vias ocular e nasal. Em casos graves pode levar a óbito por asfixia química. Há legislação especifica que orienta sobre os manejos corretos a serem tomados em casos como esse..

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA