Mais 14 testes deram positivo para Covid-19 em Sete Lagoas, veja o boletim

© REUTERS/Thaier al-Sudani/Direitos reservados

O boletim epidemiológico do Gebinete de Gestão de Crise Contra o Coronavírus deste sábado, 11, apresenta alta de 2,9% no número de notificações suspeitas de coronavírus na cidade nas últimas 24 horas, chegando a 4.224 desde o início da pandemia. Destes, 727 casos suspeitos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, e 1.188 já foram liberados deste acompanhamento.

Mais 14 testes deram positivo para Covid-19: dez homens e quatro mulheres, chegando a um total de 386 casos desde o início da pandemia, com sete óbitos, dez pacientes hospitalizados, 66 pessoas se recuperando em isolamento domiciliar e 303 já curadas. Ao todo, 1.923 testes tiveram resultado negativo.

Hospitalizados
Hoje são 29 pacientes internados em hospitais da cidade, sendo 20 em enfermaria e nove em leitos de UTI, o que corresponde a 26,5% de leitos de terapia intensiva destinados a pacientes com Covid-19 no município. Entre os que estão em UTI, são cinco de Sete Lagoas e um de cada uma das cidades de Baldim, Belo Horizonte, Pompéu e Papagaios.


Dos 29 hospitalizados, 20 já tiveram diagnóstico de Covid confirmado por exames, sendo dez de Sete Lagoas, dois de Pompéu, dois de Papagaios, e um de cada uma das cidades de Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Belo Horizonte e Baldim. Nove pacientes hospitalizados ainda aguardam resultado de exame.

Dez pacientes estão internados no Hospital Municipal (quatro deles em UTI), 14 estão no Hospital Nossa Senhora das Graças (quatro em UTI), três estão no Hospital da Unimed (um em UTI) e dois estão na UPA 24 Horas, ambos em enfermaria.


Novo decreto
A Prefeitura de Sete Lagoas publicou, no fim da tarde desta sexta-feira, 10, o Decreto nº 6310, que estabelece novas regras de funcionamento de bares, restaurantes, padarias e outros serviços de alimentação e bebidas. A mudança foi motivada por adequações feitas no Programa Minas Consciente, do governo estadual. O decreto foi motivado após concessão da Medida Cautelar na ADC nº 1.000.20.459246-3/000, proposta pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, que obriga o Município a seguir o programa estadual.

Para alertar sobre a lei, a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e a Receita Municipal realizaram uma operação conjunta na noite desta sexta-feira, com o objetivo de orientar e conscientizar os proprietários dos estabelecimentos quanto ao novo regramento. “A partir deste sábado as regras serão novas e, inclusive, já fizemos um comunicado explicando sobre a mudança. A visita nos locais reforça sobre esta realidade”, explica Sérgio Andrade, comandante da Guarda Municipal. As equipes estão percorrendo vários bairros e, em caso de descumprimento das regras anteriores, os estabelecimentos serão autuados.

Vale sempre reforçar: evite sair de casa. Se sair, use máscara. Reforce a higiene das mãos e mantenha o distanciamento social. Estas são as únicas formas de combater o novo coronavírus. Dúvidas, ligue 3773-2576. Denúncias, ligue 153. Mais informações, acesse www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA