Adolescente é preso no interior de SP por ser dono de um perfil do Homem-Pateta

O dono de um dos perfis do Homem-Pateta, figura que habita a internet com o objetivo de propor desafios a crianças e adolescentes que culminem na automutilação e suicídio, foi preso em Sorocaba, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (10). A Polícia Civil do Estado cumpriu mandados de busca e apreensão e encontrou um adolescente por trás do perfil maligno. A informação foi veiculada primeiro pelo portal Uol.

O perfil em uma rede social usava a foto do personagem da Disney com ares macabros, sob o nome fictíco de Jonathan Galindo, pseudônimo adotado por diversas contas do tipo pelo mundo, que, segundo informações, pode ter surgido no México, em 2017.

O adolescente reconheceu que usava a conta e mandava mensagens, porém afirmou que tudo não passava de uma “brincadeira”. Os policiais apreenderam o celular do menor, que não teve os dados divulgados, para realizar uma perícia no aparelho.


“A investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a Polícia Civil é o filtro permanente da justiça e da legalidade”, diz a polícia em nota. Questionados, os agentes de Sorocaba disseram que não há mais informações a serem prestadas e que o caso segue em apuração.

Alerta

Desde junho, ao menos três Estados registraram casos relacionados ao Homem-Pateta. As polícias de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo, estão cientes e emitindo alertas sobre o caso.

O Homem-Pateta é uma variação do Baleia Azul e da boneca Momo, perfis criados na internet com objetivos semelhantes e que tiram o sono de pais e responsáveis por crianças pelo mundo.


Com a detenção do menor, o caso será investigado pela Vara da Infância e Juventude, e ele poderá responder por atos infracionais como ameaça e instigação ao suicídio.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA