Sete Lagoas registra o dia mais quente do ano; deve chover na próxima semana

Foto: Site Tecle Mídia/ Temperatura em Sete Lagoas

Nesta sexta-feira (18), Sete Lagoas registrou o dia mais quente do ano, segundo a Estação Meteorológica, localizada na Embrapa. De acordo com o pesquisador Daniel Guimarães, a temperatura chegou a 35,4°C e neste sábado (19), o dia pode ser ainda mais quente. Ainda segundo ele, existe possibilidade de chuvas entre segunda e quarta-feira.

Conforme o meteorologista,  neste final de inverno o clima esquentou em todas as regiões mineiras, com maiores elevações no Norte e Nordeste do estado e no Triângulo. Ontem, a maior temperatura no território mineiro ocorreu em Campina Verde, de 19,7 mil habitantes, no Triângulo: 38,4oC.

Depois de uma estiagem severa com alta incidência de queimadas e péssima qualidade do ar, uma nova frente de chuvas chegará em Minas Gerais na próxima semana. Embora as previsões de chuva em nossa região sejam de baixa intensidade e valores esperados inferiores a 5 mm não podemos descartar a ocorrência de vendavais e temporais localizados em razão do choque de massas de ar frio que vem do sul e o forte calor que teremos.


O tempo volta a ficar quente após a passagem dessa frente e os riscos de queimadas voltam a ficar altos porque não teremos recomposição da água nos solos. Apenas um refresco para o tempo quente e seco. A estiagem prolongada continua principalmente nas regiões do Jequitinhonha, Norte de Minas. Os motoristas devem ficar alertas, pois a ocorrência de chuvas fracas após longos períodos de estiagem facilita a suspensão dos óleos nas pistas.

Essas chuvas de origem polar são de curtas durações e podem causar mais problemas que benefícios para o ambiente. As chuvas regulares começam somente em outubro e as de origem Amazônicas são as que apresentam maiores durações e contribuem mais para a recuperação dos mananciais de água.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA