Previsão do tempo: termômetros podem marcar até 45º C nos próximos dias

Calor atípico deve atingir estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana

Nascer do Sol em Sete Lagoas, na manhã deste sábado (30). Foto: Ramon Lamar

Uma onda de calor atípica deve atingir regiões do Brasil nesta semana, com temperaturas acima dos 40ºC no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com pontos mais quentes espalhados pelos locais que podem chegar a bater os 45ºC. A previsão foi divulgada pela MetSul Meteorologia neste domingo (27), e também conflui com informações do Clima Tempo – ambos apontando possibilidade de “quebra de recordes” nos termômetros no período.

“Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, publicou a MetSul.

O Clima Tempo alertou que, entre 5 e 7 de outubro, “modelos meteorológicos indicam um terceiro episódio de aquecimento bem expressivo”, que deve gerar recordes de temperatura, em especial, na cidade de São Paulo.



Conforme a MetSul, o aquecimento atípico ocorre devido a uma “gigante bolha de ar quente” que atua sobre as regiões há algumas semanas e que deve se radicalizar nos próximos dias. A baixa umidade relativa do ar e do solo agravam a situação, segundo a empresa.

“As anomalias de temperatura que são mostradas pelos modelos numéricos são absolutamente incomuns, com desvios imensos. As simulações computadorizadas chegam a projetar temperatura entre 15ºC e 20ºC acima do normal no Centro-Sul do Brasil”, conclui o alerta.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA