Douglas Melo lidera pesquisa para a prefeitura de Sete Lagoas, diz a CP2

Foto: Daniel Protzner/ALMG – 11.2.2020douglas.jpg

A disputa pela Prefeitura de Sete Lagoas começa com o deputado estadual Douglas Melo (MDB) em vantagem em relação ao prefeito Duílio de Castro (Patriota), candidato à reeleição. É o que mostra uma pesquisa da instituto CP2 no município, realizada com 600 pessoas, entre os dias 22 e 23, e divulgada hoje. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora.

De acordo com os números, Douglas Melo soma 32,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Já Duílio de Castro registra 25,2% no levantamento. Se considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, porém, os dois podem até estar, no limite, empatados tecnicamente.

Douglas Melo e Duílio de Castro têm grande vantagem em relação ao terceiro colocado, Emílio Vasconcelos (PSB), que foi citado por 7,3% dos eleitores de Sete Lagoas. Já Coronel Peçanha (Cidadania) registrou 4,2% das intenções de voto. Ele é seguido por Claudinei Dias (PT), com 3%; Ramsés de Castro (PMN), com 1,7%; e Saulo Calazans (Rede), com 1,5%. Os que pretendem votar em branco ou nulo, os que não sabem ainda em quem votarão e os que não responderam são, no total, 24,7%.


Quando são consideradas apenas as intenções de voto nos candidatos, para simular os votos válidos (que são os considerados pela Justiça Eleitoral nas apurações), são 43,1% os que pretendem votar em Douglas Melo. Por outro lado, são 33,4% os que, hoje, escolheriam Duílio de Castro. Emílio Vasconcelos fica com 9,7% nessa contagem; Coronel Peçanha tem 5,5%; Claudinei Dias aparece com 4%; Ramsés de Castro tem 2,2%; e Saulo Calazans registra 2%.

O instituto CP2 também questionou os eleitores de Sete Lagoas sobre a possibilidade ou não de voto em cada um dos candidatos colocados na disputa, e houve um empate técnico nesse sentido. Numericamente, o candidato mais rejeitado é Emílio Vasconcelos, que não receberia, de jeito nenhum, o voto de 14,5% dos eleitores. Em segundo aparece Duílio de Castro, rejeitado por 13,8%. Bem perto dele está Douglas Melo, rejeitado por 13,7%. Ramsés de Castro não receberia o voto de 4,5% dos eleitores; Claudinei Dias, de 4,3%; Coronel Peçanha, de 4,2%; e Saulo Calazans, de 3,3%.

No total do eleitorado, 8,3% rejeitam todos os candidatos, enquanto 5,3% poderiam votar em qualquer um dos concorrentes à Prefeitura de Sete Lagoas. Os que não souberam ou não responderam a esse questionamento são 28%.

Como a pesquisa foi realizada antes da conclusão do prazo para registro de candidaturas, foi feita também a análise com apenas seis candidatos. No entanto, como sete candidatos acabaram se registrando, esse cenário não se tornou real.


A pesquisa CP2 foi realizada com 600 eleitores, entre os dias 22 e 23 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-02967/2020.

Bolsonaro e Zema são bem avaliados

A pesquisa do instituto CP2 em Sete Lagoas também avaliou a percepção dos moradores da cidade sobre as administrações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo prefeito Duílio de Castro (Patriota). Entre eles, Bolsonaro é quem apresenta o melhor resultado no município.

De acordo com a pesquisa, os que hoje consideram que o governo de Bolsonaro é muito bom ou bom somam 49,7% dos eleitores. Já os que avaliam que a gestão é regular são 27,7%. Os que consideram Bolsonaro ruim ou péssimo são 18% do conjunto geral do eleitorado de Sete Lagoas. Ainda registram-se 4,7% dos eleitores que não souberam ou não responderam.


Com relação ao governador Romeu Zema, são 42,7% os que consideram que ele faz uma gestão muito boa ou boa. Os que avaliam que a administração é regular são hoje 27,7%. Já os que consideram que Zema faz um trabalho ruim ou muito ruim somam 13%. Não souberam e não responderam outros 16,7% dos entrevistados.

Sobre a administração municipal, comandada por Duílio de Castro, são 34,7% os que consideram que o governo é muito bom ou bom. Outros 31,3% enxergam a gestão como regular. Os que consideram que Duílio faz um governo ruim ou muito ruim são 26,2%. Os que não sabem ou não responderam totalizam 7,8% dos eleitores de Sete Lagoas.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA