Deputado Douglas Melo e prefeitos da região reúnem com o Secretário de Estado de Saúde e debatem ações contra Covid-19

Foto: Divulgação Ascom Dep. Douglas Melo

A pedido de Deputado Estadual Douglas Melo e prefeitos da região, foi realizada na manhã de ontem (25), reunião de forma remota com o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para debater ações emergências no combate a Covid-19 na macrorregião de Sete Lagoas e também da região metropolitana. Estiveram presentes os prefeitos, Clecinho de Cachoeira da Prata, Sargento Dalton de Santana de Pirapama, Cláudio de Fortuna de Minas, Calú de Araçaí, Luís de Jequitibá, Padre Maurício de Cordisburgo, Edson de Funilândia, Jocimar de Prudente de Morais, João Procópio de Caetanópolis, Junynho Martins de Ribeirão das Neves, Dr. Fabricio de Baldim e Alex de Dores do Indaiá.

Inicialmente o Secretário apresentou o panorama da pandemia no Estado e ressaltou o cenário de dificuldades por qual passa cada região de Minas Gerais, deixou claro que o momento é preocupante e gravíssimo. Em seguida, Douglas Melo destacou sua preocupação: o Deputado foi enfático ao solicitar que o Governo do Estado intervenha de forma imediata para que os pacientes de Sete Lagoas e região não fique aguardando por leitos de UTIs, o que vem acontecendo com muita frequência nos últimos dias.

Além disso, o parlamentar e prefeitos demostraram a revolta com as cidades que recebem pactuação financeira de munícios circunvizinhos através do Ministério da Saúde e não estão cumprindo com a sua obrigação para que mais leitos sejam abertos e pacientes de cidades menores sejam socorridos.


Entre os assuntos debatidos, os prefeitos em unanimidade questionaram a demora dos repasses das vacinas para os municípios, os representantes explanaram os anseios dos munícipes nas quais representam e argumentaram que o atraso esta gerando consequências irreparáveis para população.

O Secretário Estadual por sua vez, destacou que não medira esforços para atender as solicitações e parabenizou o deputado e prefeitos pelo empenho e dedicação diante do caos na qual estamos vivendo. Ficou estabelecido que ocorrerá uma nova reunião o mais breve possível com os Secretários de Saúde dos municípios presentes e a Sra. Juliana Avila, Subsecretária de Regulação do Acesso a Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde para o alimento de soluções práticas diante do colapso na saúde.


Ainda ficou estabelecido que uma comissão regional de saúde será composta pelos prefeitos participantes com o objetivo de monitorar e buscar as soluções cabíveis para amenizar o sofrimento da população. Destaque-se que o Ministério Publico será convidado para compor a comissão acima mencionada.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA