Contra orientação do Ministério da Saúde, Betim começa a vacinar adolescentes antes de terminar adultos

Ministério da Saúde disse que a ampliação da vacinação para adolescentes acima de 12 anos ainda está 'em discussão' e reforçou que, neste momento, 'a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação'.

Marilene levou a filha Isabella para se vacinar em Betim, na Grande BH — Foto: Vagner Tolendato/TV Globo

A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a vacinar estudantes de 12 a 14 anos contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (16).

Procurado pela reportagem para comentar a iniciativa de Betim, o Ministério da Saúde disse que a ampliação da vacinação para adolescentes acima de 12 anos ainda está “em discussão”.

E reforçou que, neste momento, “a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e imunizar toda a população acima de 18 anos” — o que não foi feito ainda em Betim.

Disse ainda que “a orientação é para que estados e municípios sigam o que é recomendado pelo Ministério da Saúde”, embora os gestores locais tenham autonomia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também é contra a vacinação de crianças no atual momento e diz que os países ricos deveriam adiar seus planos de imunizar crianças e doar as vacinas para o resto do mundo.

‘Vai ser a primeira da família’

A dona de casa Marilene Pereira, de 33 anos, e a filha Isabella Pereira dos Santos, de 12, foram as primeiras da fila na Escola Municipal Jorge Afonso Defensor, no bairro Marimbá. Para elas, a imunização é muito importante.

“Eu vou me vacinar e gostaria que todas [as crianças se vacinassem”, diz Isabella.

E a mãe completou:

“Por isso hoje eu madruguei [na fila] porque eu acho importante. Ela [Isabella] vai ser a primeira da família. A minha vez ainda nem chegou, mas eu agradeço muito ter chegado a hora dela”, destaca Marilene.

A medida foi anunciada em Betim após a chegada de 6.047 doses de vacinas da Pfizer, que recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada em pessoas a partir de 12 anos.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA