Cemig abre comportas e 500 famílias são retiradas em Divinópolis e Conceição do Pará

Minas Gerais vem recebendo volumes significativos de chuva neste início de janeiro

As cidades do centro-oeste de Minas começam a retirar as casas que estão localizadas em regiões que vão ser alagadas por causa da abertura das comportas de uma hidrelétrica da Cemig nesta segunda-feira (10). Em nota, a Cemig informou que devido ao aumento do reservatório, a produção da usina de Cajuru será ampliada gradativamente. Barragem do Carroca, que esteve em risco de morte no rio São João, no domingo (9), que deságua no rio Pará. Na prática, as vazões se somam ao longo do rio em direção a Conceição do Pará, Nova Serrana e Pitangui.

Em Conceição do Pará, 500 famílias serão levadas para abrigos devido ao risco de inundação do Rio Pará, conforme o prefeito José Cassimiro Rodrigues.

“Abrindo as comportas da usina, passa dentro de Conceição do Pará. Avisamos os ribeirinhos para sair e retirar seus pertences. Todos estão avisados e saindo. São cerca de 500 famílias”.

Em Divinópolis, segundo Lucas Estevam, Secretário Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), responsável pela pasta da Defesa Civil, alguns bairros já estão alagados na tarde desta segunda.

“Nós estamos já com a previsão de inundação em algumas áreas, principalmente o bairro Candelária, devido a abertura das comportas em Cajuru. Esse volume de água que até a terça-feira deve abrir para 630 metros cúbicos por hora e essa água deve chegar em Divinópolis aí nas próximas horas e já estamos fazendo as retiradas das pessoas dessas casas ribeirinhas aonde a equipe de assistência social, a Secretaria de Obras e SETRANS está no bairro fazendo a informação orientações necessárias para esses moradores de Divinópolis. Já temos dois bairros que já começou inundação, o bairro Porto Velho e no bairro Esplanada, e a Defesa Civil de Divinópolis montou todo um aparato para a gente poder minimizar todos esses impactos”, afirmou.

Resposta da Cemig

Por meio de nota, a Cemig esclareceu que o Estado de Minas Gerais vem recebendo volumes significativos de chuva neste início de janeiro, devido a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS a partir da última quinta-feira. A ocorrência deste evento ao longo dos dias seguintes ocasionou elevados volumes de chuva na maior parte da faixa central do estado, elevando a vazão de diversos rios.

A estatal afirma que na usina PCH Cajuru, no Rio Pará, devido às elevadas afluências ao reservatório (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do restante do dia e durante a terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s.

O aumento da vazão será feito em um primeiro patamar às 14:00 horas para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para até o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia. Segundo a Cemig, o reservatório continuará retendo parte volume afluente, contribuindo para minimizar os efeitos das cheias para as cidades de jusante.

“A Cemig segue em contato permanente com as Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil da região, além da CEDEC-MG. As Defesas Civis e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis e Carmo do Cajuru possuem o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar já é necessário que a população na região mais próxima ao rio deixe suas casas”, diz a nota.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA