Três cidades mineiras tiveram o maior volume de chuva do Brasil em janeiro

Foto: Ronaldo Silveira

Três cidades de Minas Gerais foram as que mais registraram chuvas no país nos 13 primeiros dias de janeiro, segundo o site ClimaTempo. Betim e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte e Florestal, na região Central do Estado tiveram quase o triplo da média climatológica esperada para o mês.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostram que na cidade de Florestal foi onde mais choveu, com 671,8 milímetros. A média climatológica para todo o mês de janeiro nesta cidade é de 275,5 milímetros.

Na sequência vem a cidade de Brumadinho com 667,9 milímetros de chuva até esta quinta-feira (13), sendo que a média climatológica da cidade é de 267 milímetros. Em Betim já choveu 611 milímetros, sendo a média de 274,4 milímetros.

As chuvas fortes que atingem Minas já provocaram uma série de danos, deixando 376 municípios em situação de emergência, 25 mortos, 4.464 desabrigados e  35.815 desalojados, de acordo com boletim da Defesa Civil de Minas Gerais. A cidade de Brumadinho registrou cinco mortes por causa do temporal.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA