Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas distribui doses para crianças de 35 municípios

Crédito: Nayara Souza

A distribuição de doses pediátricas da vacina contra a covid-19 aos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas foi realizada na quarta-feira (19/1). 35 municípios receberam 3.290 doses de Pfizer pediátrica para a 1ª dose em crianças de 5 a 11 anos de idade. As prefeituras iniciam a vacinação já nesta semana.

A SRS-Sete Lagoas inclui os municípios de Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas e Três Marias. Cada prefeitura está divulgando em suas páginas oficiais as datas e faixas etárias atendidas nesta primeira remessa de doses infantis.

Os municípios também receberam 2.945 doses da Janssen para a aplicação de dose de reforço em adultos que receberam o imunizante desse fabricante a pelo menos dois meses. Além dos imunizantes, a SRS -Sete Lagoas distribuiu também testes rápidos para detecção de antígeno SARS-CoV-2, reforçando a testagem na região.

“Garantir a proteção de crianças e adolescentes neste momento é fundamental para conter a disseminação do vírus e evitar casos de internação e morte nessa faixa etária, além de minimizar de forma expressiva a produção de variantes”, observou a referência técnica em Imunização da SRS-Sete Lagoas, Mariana Soares Noce Abreu. Ela destacou que a covid-19 tem se mostrado um grande risco para a população pediátrica. “A decisão dos pais deve ser pautada na divulgação de pesquisas sérias, posicionamento de instituições especializadas no assunto, dados epidemiológicos a respeito do impacto da doença nas crianças, resultados de segurança e eficácia da vacina, bem como informações colhidas por países que já iniciaram essa vacinação em larga escala”, finalizou.

Fabrício Junior Alves Teixeira – superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas – também exaltou a importância da vacinação das crianças. “Estamos realizando treinamentos com as referências técnicas municipais, em consonância com a entrega das vacinas. Garantindo segurança e eficiência em todas as etapas. Assim, todo o processo de entrega das vacinas contra a covid-19, cujas doses são específicas para esse público, foram precedidas por orientação dos profissionais de saúde que atenderão às crianças e seus respectivos responsáveis nas unidades de saúde”, observou Teixeira.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA