453 casos e mais dois óbitos por Covid foram confirmados nas últimas 24h em Sete Lagoas

Sete Lagoas soma hoje 29.801 contaminações com a confirmação de mais 453 casos: 270 mulheres e 183 homens. Mais dois óbitos por Covid foram confirmados. Um deles ocorreu na cidade de Curvelo no dia 25 de janeiro, mas por ser morador de Sete Lagoas, entra para nossos registros: um homem de 42 anos. O outro ocorreu ontem no Hospital Municipal: um homem de 70 anos. São 635 óbitos, 3.667 pessoas sendo monitoradas, 2.288 delas em isolamento domiciliar, e 12.841 que já tiveram esse acompanhamento concluído. São 47 pacientes internados com resultado positivo e sete aguardando resultados de exames, 55.599 testes negativos e 26.847 pessoas recuperadas.

São 17 pacientes em UTI (oito de Sete Lagoas, dois de Abaeté, dois de Paraopeba e os demais de Cordisburgo, Papagaios, Pompéu, Prudente de Morais e Santana de Pirapama) e 37 em enfermaria (28 de Sete Lagoas, dois de Caetanópolis e os demais de Jequitibá, Capim Branco, Araçaí, Quartel Geral, Inhaúma, Baldim e Maravilhas). No Hospital Nossa Senhora das Graças são 22 internados, sete deles em UTI, dos quais três em leitos do SUS. No Hospital Municipal há 11 internados, dez deles em UTI. Na Unimed são nove internações, três delas em UTI. Na UPA são também 12 internados, todos em enfermaria. A ocupação de leitos UTI Covid (SUS e particular) se mantém hoje em 100%. Considerando apenas os leitos do SUS, a ocupação também é de 100%.

Necessidade de Testes
A Vigilância Epidemiológica do Município esclarece que pessoas que tiveram contato próximo com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 sem máscara, por 15 minutos ou mais, e a uma distância menor que 1,8 metro, desde que se encontrem com esquema vacinal em dia e estejam assintomáticos, não necessitam ser testados e nem ficar em isolamento, entretanto, precisam ser monitorados por cinco dias e orientados a intensificar a higiene das mãos e uso de máscaras. Já para os sintomáticos, o médico deve avaliar o tipo de contato para verificar a necessidade de testes e acompanhamento. O período de incubação da Covid-19, na maioria dos casos, é entre dois e cinco dias. Se o resultado do teste for positivo, siga os critérios de isolamento domiciliar.

Vacinação
Com o objetivo de evitar filas nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde optou por dividir o público durante a semana de vacinação, sempre de 09h às 16h. Nesta quarta, 2, se vacinaram as mulheres que tomaram a 2ª dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) até 16 de setembro. Na quinta, 3, é a vez de homens que tomaram a 2ª dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) até 16 de setembro. Na sexta, 4, as mulheres que tomaram a 2ª dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) até 17 de setembro e na segunda, 7, os homens que tomaram a 2ª dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) até 17 de setembro.

Os locais de vacinação são: Centros de Saúde Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada. Documentos: identidade com foto, comprovante de 2ª dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer), cartão do SUS ou CPF.

Quem precisar digitalizar uma das duas doses no Conecte-SUS por motivo de viagem deve ligar no (31) 3773-5334 ou enviar um e-mail com os dados pessoais (nome e cpf) e os dados da vacina (lote, vacina e data) para epidemiologia.saude@setelagoas.mg.gov.br. A 1ª dose foi aplicada em 185.358 pessoas. A 2ª dose em 174.583 pessoas. Até o momento foram 47.751 doses de reforço, 5.814 aplicações de 1ª dose da Janssen e 3.337 crianças. Somente nesta terça-feira, 1º de fevereiro, quase 4 mil doses de reforço foram aplicadas e serão computadas no vacinômetro de amanhã. O Município aguarda o envio de novas doses do Ministério da Saúde para divulgar os próximos cronogramas. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA