Vandalismo faz com que Ribeirão das Neves perca 1.000 vacinas em posto de saúde

Foto: Sargento Jeanne Gonçalves/Divulgação

Um ato de vandalismo fez com que cerca de 1.000 vacinas fossem perdidas no posto de saúde do bairro San Genaro em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Funcionários do local se depararam com a falta de energia ao chegarem para trabalhar e acionaram a polícia. O padrão de energia da unidade de saúde foi vandalizado e o quadro de luz foi desligado.

Segundo levantamento inicial, foram perdidas 600 vacinas contra a Covid-19, entre Janssen, Coronavac, Pfizer e AstraZeneca, além de outros 400 imunizantes diversos.

De acordo com a sargento Jeanne Gonçalves, a polícia militar foi acionada pelos trabalhadores que afirmaram que alguém teria desligado o padrão de energia. Os militares se depararam ainda com a unidade sem energia.

“Os trabalhadores vieram do lado de fora, porque o padrão fica do lado de fora aqui do posto e constataram que alguém tinha retirado a parte central do padrão e tinha violado lacre, desligando propositalmente a energia. Depois, eles foram lá dentro, no setor de vacinas, e constataram que a geladeira estava com cerca de 20ºC e tinha perdido as vacinas”, explicou a sargento.

A polícia militar ainda não identificou suspeitos ou quando teria ocorrido o crime, já que no sábado (19) houve a campanha de vacinação normalmente. A principal suspeita é de que tenha sido nesse domingo (20) ou já na madrugada desta segunda.

O posto não foi arrombado e nenhum item foi levado da unidade de saúde.  A sargento Jeanne Gonçalves pede que caso a população tenha alguma suspeita, que leve as informações até a Polícia Civil, já que não há câmeras de segurança no local ou nas proximidades.

Os usuários do posto do San Genaro estão sendo encaminhados para unidades de saúde próximas ao local. As vacinas perdidas serão recolhidas e encaminhadas para central de Justinópolis e, posteriormente, para Belo Horizonte para serem descartadas.

Por meio de nota, a prefeitura de Ribeirão das Neves informou que realiza o levantamento das perdas, mas que preliminarmente foram constatadas 150 AstraZenecas, 100 Coronavac, 30 da Janssen e 144 Pfizer adulto.  “As outras vacinas perdidas estão computadas. Foi realizado um boletim de ocorrência e uma equipe técnica comandada por um engenheiro já se deslocou ao local para realizar os reparos e a colocação de uma grade de proteção. A Prefeitura Municipal lamenta o ocorrido e já está tomando todas as providências para reparar o dano”, afirmou o Executivo.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA