Conheça o trabalho e a história da Janaína Gomes, especialista em penteados e maquiagem

  • Foto: Divulgação
    • No mês de março comemoramos o dia das Mulheres. Diante dessa data tão especial, neste mês, o Tecle Mídia está contando histórias de mulheres especiais, mulheres que inspiram várias outras, através de seus trabalhos e atividades que desempenham com tanto êxito na sociedade.

    Hoje vocês vão conhecer um pouco sobre o trabalho e história da Janaina Gomes Barbosa, especialista em penteados e maquiagens.

    Seja bem vinda, Janaína Penteados!

    Conte um pouco sobre sua história de vida?

    Sou natural de Curvelo, venho de uma família humilde e muito esforçada.

    Perdi minha mãe muito cedo para o câncer, ela foi uma grande referência para mim, herdei muitos dons, afinal, ela era artista multitalentoso. Então, já me aventurei como costureira, auxiliar administrativo, mas sempre conciliando com a área da beleza, pois sempre foi a área em que me sentia feliz e totalmente realizada.

    Fale sobre sua área de atuação e como você começou nesta área?

    Iniciei no ramo da beleza no ano de 2000. Fiz meu primeiro curso de cabeleireira, por influência da minha tia, na cidade de Montes Claros, onde residia, e a partir daí comecei a trabalhar em um salão da minha família, que trabalhava especificamente com noivas.

    Em Sete Lagoas, no ano de 2010, fui muito bem acolhida e iniciei minha carreira na cidade, com várias e ótimas parcerias profissionais.

    Desde então, naturalmente, meu trabalho foi se voltando especificamente para penteados de noivas, que sempre foi minha paixão e especialidade. Pentear é uma arte cheia de técnicas minuciosas, por isso, nunca paro de me atualizar para sempre oferecer o meu melhor em um dia tão sonhado e especial para minhas clientes. Além de noivas, trabalho também com debutantes, madrinhas e formandas.

    Ao longo da minha carreira senti a necessidade de agregar novos serviços voltados para minhas clientes, por isso, atualmente, também trabalho com maquiagem, mechas, locação de acessórios e aluguel de hobbies para noivas.

    Ministro cursos profissionais de penteados para iniciantes e aperfeiçoamento, onde divido minha experiência e técnica adquirida ao longo da minha carreira com minhas alunas.

    Como seu trabalho auxilia no desenvolvimento econômico de Sete Lagoas?

    Meu trabalho está ligado ao ramo de eventos. Uma área extremamente importante culturalmente e financeiramente para a sociedade. Inclusive essa infeliz pandemia, que paralisou nossas vidas, afetou muito o ramo, evidenciou a falta e a importância dos eventos de lazer e comemorativos, que englobam diversos tipos de profissionais.

    Você vê diferença e dificuldades no mercado por ser mulher? Se sim, cita os aspectos.

    Na minha área de atuação, que é essencialmente feminina, não vejo essa dificuldade. Tenho o privilégio de trabalhar especificamente com mulheres, então, são mulheres incríveis e inspiradoras que conheço e embelezo todos os dias que apoiam e reconhecem o meu trabalho.

    Claro que eu sei que existem muitas dificuldades para as mulheres no mercado de trabalho, temos evoluído graças aos esforços das próprias mulheres, mas sei o tanto que ainda temos que percorrer para ter equidade entre os sexos. Já atuei em outras áreas corporativas comandadas por homens onde senti na pele as diferenças, tanto salarial quanto de tratamento e sempre colocando em dúvida a capacidade da mulher. E isso infelizmente ainda é uma realidade.

    O que você busca fazer para inspirar outras mulheres, mostrando para elas que são capazes de vencer?

    Eu trabalho com a autoestima mas mais do que isso, com sonhos e expectativas de dias muito importantes.

    Realço a beleza única de cada mulher, respeitando suas características e personalidades, mostrando que além de beleza, o amor próprio deve ser o maior incentivo para viverem suas vidas.

    A autonomia e realização profissional de uma mulher é essencial para que possa ter uma vida realizada. Para isso, ministro curso de penteado profissionalizante formando novas profissionais na área com excelência para se desenvolverem e crescer a cada dia mais.

    As mulheres são consideradas seres fortes e persistentes. Onde você encontra força para fazer a diferença no seu trabalho? 

    Desde criança sempre tive que ser muito independente e tenho muito orgulho disso. Me fez a mulher que sou hoje.

    Eu amo o que eu faço e encontro forças e incentivo em cada rosto feliz e satisfeito que vejo ao terminar minhas produções.

    O que diferencia sua empresa ou serviço de outros do mesmo segmento?

    Sou uma profissional que sempre busca o melhor para minhas clientes. Nunca me acomodo. Atualizo sempre meus conhecimentos com cursos e workshops, uso os melhores produtos que o mercado oferece e sempre trato com muita responsabilidade e respeito cada cliente. Acredito que um trabalho detalhista, com técnicas minuciosas seja um dos meus maiores diferenciais para me destacar no meu segmento.

    Quais são suas redes sociais e meios de contato?

    Minhas redes sociais

    Telefone de contato (31) 9 97744244

    @janainapenteados

    @makes­_janaina

    @grinaldasjanainagomes

    @conceito­_hair

    Obrigada Janaína Penteados, por contar sua história para o Tecle Mídia, através do quadro Mulheres que Inspiram. É um prazer mostrar para outras mulheres como você é inspiradora.

    Por Dayane Kétila

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA