Conheça o trabalho e história da Rosani, diretora da Búfalo Ferramentas

Foto: Divulgação
  • No mês de março comemoramos o dia das Mulheres. Diante dessa data tão especial, o Tecle Mídia vai contar histórias de mulheres especiais, mulheres que inspiram várias outras, através de seus trabalhos e atividades que desempenham com tanto êxito na sociedade.
  • As histórias estão sendo contadas e, hoje vocês vão conhecer um pouco sobre o trabalho e história da Rosani, diretora da Búfalo Ferramentas.

Seja Bem Vinda Rosani!

Sua história será contada no quadro Mulheres que inspiram. Então, use e abuse da criatividade e, obrigada por acreditar no Tecle Mídia.

Rosani, conte um pouco sobre sua história de vida.

Sou Rosani Aparecida de Souza Lopes. Nascida em Sete Lagoas e mãe de 2 filhos, Giordani e Fábio.

Sou diretora da Búfalo Ferramentas, existente há 43 anos.

Fale sobre a Búfalo Ferramentas e como você começou nesta área?

Fundada pelo meu querido pai, Adir Geraldo de Souza, de rara capacidade criativa. O qual tenho imensa honra e orgulho do legado e aprendizado que me passa. Da mesma forma um dos irmãos Jaime Nelson meu sócio o qual também o reverencio.

Comecei a trabalhar  aos 14 anos ,com meu pai.Coisa boa  é começar a trabalhar cedo ,bons tempos que a lei permitia .Ainda bem aprendi  um pouco de  tudo,  na empresa.Com 33 anos tive a oportunidade de fazer administração de empresas.

A Búfalo Ferramentas atua no mercado da siderurgia, mineração, carvoaria, agricultura, construção civil com carrinhos manuais  e forcados no Brasil todo. Também nossa nova empresa ABMIX, com novos Sócios Edson Tiago e Nelson Monteiro atua no mercado Ferramentas para construção, artigos para pequenos reparos e manutenção e linha completa de equipamentos para fogão a lenha.

Você vê diferença e dificuldades no mercado por ser mulher? Se sim, cite os aspectos.

Amo o que faço. Nosso negócio sempre foi estritamente um mercado do universo masculino, em todo seu stakeholders. Mas isto jamais me intimidou, sempre soube lidar muito bem com os desafios e porventura qualquer intempérie por eu ser mulher. Pra mim o mais difícil de todas coisas sempre foi e continua sendo, eu querer desenvolver algo que profundamente sinto que vai dar certo, contar com os parceiros.

Estes dizerem de cara: ISTO NÃO VAI DAR CERTO. Não aceito, mansamente sou bastante questionadora, insistente. Óbvio que sei a hora de parar, mas jamais sem antes tentar.

Como seu trabalho auxilia no desenvolvimento econômico de Sete Lagoas?

Acredito imensamente, não apenas acredito, mas procuro ter atitudes positivas que possam impactar socialmente, economicamente a comunidade. Sou imensamente a favor do cooperativismo, associativismo, o qual faço parte há mais de 30 anos. Sou diretora da ACI, mais recente do grupo Helenas. Como tantos que participei ativamente voluntariamente no passado como grupo FOCO, MULHERES NA POLÍTICA, APEME. Fiz parte de Conselhos Municipais do Trabalhador, Defesa Civil, Cultura, Merenda Escolar, ainda faço parte do Conselho Defesa Social, dentre outros.

O que você busca fazer para inspirar outras mulheres, mostrando para elas que são capazes de vencer?

Pensar no mundo,no Brasil,no Estado ,Na cidade talvez possa ser grande demais .Mas pertinho de min de  nós estamos rodeada de mulheres que convivemos e as vezes basta uma postura firme, positiva, uma conversa, um timbre ,uma ação um incentivo ,um olhar humano e feliz sobre as questões postas e você pode mudar o mundo delas e obviamente o meu. Erro pra caramba, mas também acerto muito ,isso é muito bom.

Qual o diferencial das suas empresas?

Não existe uma receita de bolo para o sucesso empresarial, se houvesse eu queria rsrs. Existem inúmeras ações cotidianas, detalhes importantes, um planejamento estratégico por mais simples que seja, para se ter uma direção. Não temos obrigação, nem damos conta de sermos expert em tudo, daí a importância de treinar e delegar. Mas temos que ter um mínimo de informações. Acerca do nosso negócio em algumas questões temos sim que nus esforçar e sermos bons conhecedores. Jamais deixar de nos atualizar. Ter posicionamento no mercado. Primar por um bom clima organizacional.

As mulheres são consideradas seres fortes e persistentes. Onde você encontra força para fazer a diferença no seu trabalho?

Creio em Deus e o agradeço todos os dias por tudo. Existem técnicas e ações que podem  motivar um pouco . Penso que a motivação vem da gente mesmo. Quando de fato QUEREMOS ALGO com VONTADE .Parte de nós fazer acontecer e não esperar que outros façam ,nem vitimizar,ou culpar alguém por não ter tentado ou não ter  conseguido ,por menor ou maior que seja os objetivos. AGIR .

Sobre sua empresa, onde está localizada?

A Búfalo Ferramentas está localizada na Av. Guimaraes Rosa nº133 e

ABMIX também na Av. Guimarães Rosa 133ª, bairro São João – ambas em Sete Lagoas.

Obrigada Rosani, por compartilhar sua história com a gente. Agradecemos pela sua participação no Mulheres que Inspiram. É um prazer mostrar para outras mulheres como você é inspiradora.

Por Dayane Kétila

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA