Padre é indiciado por importunação sexual e assédio em Santa Luzia, na Grande BH

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou o padre José Carlos Pereira, em Santa Luzia, na Grande BH, por importunação sexual e assédio, contra pelo menos 11 mulheres.

O padre é dono de dois colégios e de uma faculdade na cidade.

O inquérito policial foi concluído pela corporação na quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, o indiciamento do padre foi já remetido ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

No entanto, o MPMG, disse que ainda não recebeu a denúncia.

O homem foi apontado, em outubro do ano passado, por mulheres que trabalharam na instituição de ensino em que ele é dono. As vítimas contaram que o padre chegou a beijá-las à força. Uma vítima disse que o religioso sempre se aproximava às sextas-feiras com alguma forma de assédio ou importunação.

Uma outra vítima, que chegou a ser batizada pelo padre quando ainda criança e que também estudou no colégio dele, contou que sempre percebeu falas de mau gosto, porém os abusos físicos começaram depois. Ela trabalhou na escola por cinco anos.

Desde o ano passado, o padre José Carlos Pereira foi afastado das funções religiosas. Na época a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que, em respeito à dignidade de cada pessoa, a Cúria Metropolitana decidiu pelo afastamento do sacerdote.

Falou ainda que, desde que tomou conhecimento das denúncias, “procurou agir com rapidez, mas com prudência, se inteirando do processo, em diálogo com as instâncias oficiais, o que exige respeito a prazos de instituições e agentes do direito. Dialogou também com o sacerdote e com a comunidade paroquial”.

Em nota, a Arquidiocese disse, na tarde desta sexta-feira (29) que “a Cúria Metropolitana de Belo Horizonte lembra que o padre José Carlos Pereira está afastado das funções sacerdotais até que seja concluído o processo de investigação das denúncias”. Informou ainda que, “além do processo civil, a Igreja vem, adequadamente, conduzindo o processo canônico, em busca da verdade e da justiça”.

No dia 11 de novembro de 2021, o g1 Minas mostrou que havia subido para 11 o número de vítimas que denunciam o padre José Carlos Pereira, suspeito de importunação sexual e assédio sexual, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No dia 5 de novembro, cinco mulheres haviam procurado a polícia.

Elas prestaram depoimento na manhã do dia 11 de novembro na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da cidade.

Os depoimentos começaram por volta das 9h e várias vítimas se reconheceram na delegacia, da época que frequentavam a igreja. Elas ficaram surpresas de terem passado por abusos parecidos e sofrido sozinhas, em silêncio.

O que disse a Polícia Civil à época

Leia a nota na íntegra:

“Em relação ao crime de importunação e assédio sexual, supostamente, cometido por um pároco, em Santa Luzia, a PCMG informa que o inquérito policial instaurado tramita, sob sigilo, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município. A PCMG esclarece que, até o momento, 11 vítimas foram ouvidas, e os trabalhos seguem em andamento. Mais informações serão prestadas em momento oportuno”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA