Cocaína preta: perito da Polícia Civil detalha droga que escapa até de cães farejadores

A ‘cocaína preta’ é uma droga que vem chamando a atenção das autoridades policiais no Brasil. Essa droga escura é uma mistura de pasta-base com outras resinas e substâncias, modificadas quimicamente para dificultar sua identificação em operações policiais, inclusive por cães farejadores.

Em uma entrevista para a Itatiaia, o perito Pablo Alves Marinho, do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais, explicou que a cocaína preta não é vendida ou consumida na cor escura, pois ela é originalmente branca. A mudança na cor é uma tática usada pelo tráfico de drogas para dificultar a identificação da droga pelas autoridades.

Segundo o perito, a cocaína preta pode ter concentrações maiores de cocaína e, portanto, pode ser mais tóxica para os usuários. No entanto, ele ressalta que há mecanismos para confirmar a presença da droga, como os laboratórios de química forense.

Recentemente, a Polícia Federal apreendeu 13 quilos de cocaína preta com um peruano no Aeroporto de Brasília. Além disso, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu a droga escondida em pacotes de açaí em pó na cidade de Novo Hamburgo.

A ‘cocaína preta’ é mais um exemplo da criatividade e da sofisticação do tráfico de drogas no Brasil e no mundo. As autoridades policiais precisam estar atentas e desenvolver novas técnicas e estratégias para combater essa prática criminosa.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA