Adolescente responsável pela divulgação da “Lista do Massacre” em Minas Gerais é alvo de operação

Em 10h, postagem conseguiu mais de 60 mil curtidas e 18 mil comentários na rede social — Foto: REPRODUÇÃO/TIKTOK

Uma adolescente, supostamente responsável pela divulgação da chamada “Lista do Massacre” que continha 35 cidades mineiras como possíveis alvos de ataques em escolas, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (17). A informação foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que abriu uma investigação sobre o caso e contou com o apoio do Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo, onde a menor reside.

A operação “A Lista”, segundo o órgão mineiro, incluiu diligências cibernéticas que possibilitaram a identificação da pessoa responsável pela publicação no TikTok. Antes de ser removido pela rede social, o vídeo alcançou mais de 100 mil pessoas.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e apreendidos um celular e um laptop. A pessoa identificada confessou ser a autora da postagem e, a princípio, não representa perigo, não possuindo informações concretas sobre a organização de ataques em Minas Gerais, detalhou o MPMG.

O órgão ressaltou que, por se tratar de uma adolescente, todas as precauções necessárias para a proteção de sua imagem, identidade e integridade foram adotadas. Por esse motivo, nem mesmo a cidade onde a menor vive foi divulgada.

As escolas de Minas Gerais estão enfrentando uma onda de ameaças de atentados, preocupando autoridades e causando medo em estudantes, professores e diretores. Recentemente, episódios de violência ocorreram em escolas de São Paulo, Santa Catarina e Goiás. O governo de Minas anunciou novas medidas de proteção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas, incluindo investimento em câmeras de segurança e orientação para controle mais rígido de acesso às instituições.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA