PCMG concluí investigação do acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça

A investigação sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas em 5 de novembro de 2021 foi concluída. O acidente ocorreu na cidade de Piedade de Caratinga, na região do Rio Doce, em Minas Gerais, e a apuração foi conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Os resultados da investigação serão apresentados aos familiares da cantora antes de serem disponibilizados publicamente no site do CENIPA.

Marília Mendonça, uma talentosa cantora, compositora e instrumentista de Goiás, conhecida como a “Rainha da Sofrência”, estava no auge da carreira aos 26 anos quando o acidente aconteceu. O avião caiu aproximadamente três quilômetros do aeroporto de Caratinga, local previsto para o desembarque. Além de Marília, outras quatro pessoas a bordo também morreram: o produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.

A conclusão da investigação chega mais de um ano após o acidente, em um processo descrito como complexo devido à natureza da ocorrência. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a demora na conclusão do inquérito se deve à complexidade do trabalho pericial nos destroços do avião e à análise de detalhes sobre o voo. É sabido que a aeronave se chocou contra cabos de alta tensão de uma torre de distribuição da Cemig instantes antes da queda.

Entretanto, a ausência de uma caixa-preta, equipamento que registra dados do voo e conversas da tripulação, tornou mais lento o processo de identificação de possíveis complicações no trajeto ou falhas mecânicas. A expectativa é de que o relatório final do CENIPA possa lançar luz sobre as circunstâncias que levaram a esse trágico acidente.

Veja a nota completa do CENIPA

“Em respeito aos familiares das vítimas envolvidas no acidente aeronáutico ocorrido com a aeronave de matrícula PT-ONJ, em 5 de novembro de 2021, no município de Piedade de Caratinga (MG), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizará, no próximo dia 15 de maio de 2023, uma apresentação exclusiva aos familiares das vítimas e/ou seus representantes legais devidamente indicados.

Após a referida apresentação, o relatório final será disponibilizado no site do Cenipa, no menu “relatórios finais”, bem como no Painel SIPAER, como forma de promover o amplo acesso e transparência das informações investigadas por este Centro a toda sociedade”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA