Tendência entre jovens e nas baladas, ‘vape’ motiva campanha de saúde em MG

Mesmo ilegal, vape, ou cigarro eletrônico, é encontrado com facilidade em lojas online e físicas — Foto: EVA HAMBACH / AFP

Tendência entre jovens e nas baladas, o cigarro eletrônico, também conhecido como “vape”, é foco de uma campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do desenvolvimento de doenças e ofertar ações de prevenção, a pasta lançou a campanha “O Uso do Cigarro Eletrônico”. A iniciativa é parte das ações da semana do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

“O foco da nossa campanha é divulgar amplamente os riscos relacionados ao uso desse produto e promover ações relativas à prevenção da iniciação ao tabagismo, principalmente no entorno das escolas”, explica Nayara Resende Pena, da Coordenação de Programas de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo da SES-MG.

Segundo Nayara, a campanha também tem como objetivo sensibilizar comerciantes em relação às normas para comércio desses produtos, como a proibição de venda para menores, a proibição de comercialização do cigarro eletrônico no país e a obrigatoriedade de constar as advertências da Anvisa nos produtos de tabaco, dentre outras medidas regulatórias.

Conforme a resolução nº46, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2009, a comercialização, a importação e a propaganda dos “vapes” são proibidas no Brasil. No entanto, os produtos são vendidos de forma ilegal pela internet, além do comércio formal e informal. Os cigarros eletrônicos também podem ser adquiridos no exterior para uso pessoal.

Tabagismo é doença

A Organização Mundial da Saúde reconhece o tabagismo como uma doença crônica. A patologia, causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, está inserida na Classificação Internacional de Doenças (CID10). Conforme a OMS, o tabagismo ativo e a exposição passiva à fumaça do tabaco estão relacionados ao desenvolvimento de aproximadamente 50 enfermidades. São elas:

  • Câncer
  • Doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias)
  • Doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses)
  • Úlcera do aparelho digestivo
  • Osteoporose
  • Catarata
  • Patologias do buco-dentais
  • Impotência sexual do homem
  • Infertilidade na mulher
  • Menopausa precoce
  • Complicações na Gravidez

Problema de saúde pública

Somente nos últimos meses, 407 das 853 cidades de Minas ofereceram tratamento para pessoas tabagistas. O atendimento foi ofertado por meio do serviço de Atenção Primária à Saúde. Ao longo do último ano, ações educativas e de mobilização social também foram realizadas em 747 municípios. A iniciativa buscou conscientizar sobre a dependência química, tabaco, álcool e outras drogas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o usuário que desejar parar de fumar “deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município para verificar os locais que realizam o atendimento”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA