Concurso da PMMG é cancelado cinco dias antes das provas

Concurso visava preenchimento de 2,9 mil vagas — Foto: Polícia Militar de Minas Gerais/Divulgação

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou, nesta terça-feira (5), o cancelamento do concurso para formação de soldados previsto para 10 de março. A decisão é anunciada a cinco dias das provas objetivas e após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender o certame devido à restrição de 10% das vagas destinadas às mulheres.

O concurso visava o preenchimento de 2,9 mil vagas. Conforme a Polícia Militar, o edital do certame fica revogado. Os candidatos podem pedir a devolução do valor pago para a taxa de inscrição. 

O pedido de suspensão do concurso foi apresentado pelo Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Nunes Marques reiterou decisões anteriores do Supremo, que também suspenderam concursos da PM e de Bombeiros em todo país pelo mesmo motivo.

“A proibição de que mulheres disputem a totalidade das vagas disponíveis em concursos públicos destinados à ocupação de cargos em carreira militar contribui para reforçar a histórica exclusão desse grupo nos ambientes profissional e educacional”, afirmou o ministro.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA