Estátua de Juquinha na Serra do Cipó (MG) será restaurada

Juquinha, icônica estátua em argila, foi esculpida pela artista plástica Virgínia Ferreira — Foto: MPMG / Divulgação

Juquinha, estrutura que acolhe os visitantes da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central de Minas Gerais, ganhará uma nova vida. A icônica estátua em argila, esculpida pela artista plástica Virgínia Ferreira há mais de 30 anos, será restaurada após um acordo firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Anglo American, atual proprietária do terreno onde ela está.

Tombada pelo município de Santana do Riacho e em processo de tombamento estadual, a estátua de Juquinha representa um importante símbolo da cultura mineira. 

O acordo firmado entre o MPMG e a Anglo American prevê um plano de trabalho abrangente, que inclui: planejamento e execução do restauro da estátua e instalação de câmeras de monitoramento 24 horas por dia para garantir sua segurança.

Também estão previstas melhoria da sinalização indicativa com placas orientativas e atividade de educação socioambiental para conscientizar o público sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.

O promotor de Justiça Lucas Pardini, coordenador do MPMG na região, destaca a importância da atuação do Ministério Público na defesa do patrimônio cultural mineiro. “A assinatura do acordo representa um passo importante para garantir a preservação da estátua de Juquinha para as futuras gerações”, afirma.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA