Pelo menos até às 10h desta segunda-feira (1), o trânsito na Via Expressa deve ficar fechado para veículos, devido ao acidente envolvendo um caminhão tanque, que tombou e teve parte da carga despejada na pista. Pelo risco de explosão, o Corpo de Bombeiros atua no local fazendo o transbordo da carga e o resfriamento do material.
“Todo sinistro envolvendo combustível tem risco de explosão, por isso, a gente precisa jogar esse produto, que é uma espécie de espuma, que abafa os gases liberados do combustível”, detalhou o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos.
O caminhão tanque estava carregado com 15 mil litros de gasolina, etanol e diesel S10 e metade do combustível vazou.
“A gente jogou a espuma no asfalto e a todo momento joga água no veículo e também no ar, para ajudar a dissipar o conteúdo inflamável da atmosfera”, completou.
O acidente aconteceu às 3h50 da madrugada. O veículo vinha de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e seguia para Curvelo, na região Central do Estado.
O motorista alega que fez uma conversão a esquerda, orientado pelo GPS, acabou entrando em um local que não é um rua, e acabou perdendo controle da direção, tombando a carga na Via Expressa, na altura do bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste da capital. O veículo atingiu o guard raill. Ninguém se feriu.
Imagens do circuito interno de um imóvel localizado próximo ao local do acidente registrou o momento em que o caminhão desce em alta velocidade por uma das ruas do bairro, antes de tombar.
“A gente também acionou o núcleo de desenvolvimento sustentável, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que está a caminho, para avaliar os danos ambientais, já que parte da carga atingiu a rede de esgoto”, disse.
A perícia da Polícia Civil também é aguardada.